5 séries incríveis baseadas em livros

1. Patrick Melrose

Baseado na série literária de Edward St. Aubyn, cada episódio adapta um dos cinco romances, intitulados: “Bad News”, “Never Mind”, “Some Hope”, “Mother’s Milk” e “At Last”. O seriado narra a odisseia angustiante de Patrick Melrose (Benedict Cumberbatch), de sua infância profundamente traumática marcada por todos os tipos de abuso que sofria do seu pai até o presente. A impressão contida no primeiro episódio é que a história gira em torno apenas de um playboy arrogante e viciado em substâncias, algo na qual já estamos saturados de assistir. Porém, no segundo  capítulo, vamos adentrar às camadas desse personagem tão magnífico e nos aprofundarmos na trajetória de sua vida, criando uma grande compaixão e empatia, afinal, é apenas um homem buscando viver com as terríveis consequências do seu passado. Arrisco a dizer que é um dos melhores trabalhos de Cumberbatch, se não for o melhor. Caso você acha que esse brilhante ator já deu tudo de si em sua atuação, espere até ver Patrick Melrose. Benedict recebeu indicação ao Emmy, Globo de Ouro e ganhou recentemente um BAFTA pelo seu desempenho. O seriado é um combo de atuações incríveis, belo roteiro e direção de tirar o fôlego, com certeza vale muito a pena conferir.

2. Girlboss

É inspirada no livro de mesmo nome sobre a trajetória de Sophia Amoruso. As coisas vão de mal a pior quando Sophia Marlowe perde o emprego e recebe um aviso de despejo. A questão é certo dia na qual um achado num brechó acende uma luz e inicia um negócio vendendo roupas antigas no eBay. A todo momento Sophia precisa provar para seu pai e as pessoas a sua volta que ela é capaz de ser independente fazendo o que gosta. A personagem, interpretada por Britt Robertson – ótima no papel, por sinal – recebeu fama de ‘chata’. Existem diversos momentos de imaturidade por parte dela, mas não a torna menos interessante e visionária. Infelizmente, a série original Netflix foi cancelada na primeira temporada devido a baixa audiência e suas críticas negativas. Eu, particularmente, adorei a obra. É um Gossip Girl, mas sem a parte do luxo. Tem um figurino fabuloso e fala sério, quem não gostaria de ter esse emprego dos sonhos?

3. My Brilliant Friend (A Amiga Genial)

O seriado é baseado na tetralogia de Elena Ferrante, pseudônimo de uma autora italiana cuja identidade permanece em segredo, mesmo depois de já ter recebido importantes prêmios. Acompanha a amizade e o amadurecimento de duas garotas nascidas em um bairro pobre de Nápoles, na Itália, nos anos 1950. Elena Greco e Raffaella Cerullo se conhecem desde o primeiro ano da escola primária. Depois de descobrir que a melhor amiga parece ter desaparecido, Elena, uma mulher agora idosa, começa a escrever a história da amizade e, de certa forma, de inimizade das duas. Ainda não tive oportunidade de assistir, mas a produção não tem carecido de elogios, recebido ótimas críticas, principalmente no que se refere a forma tocante como a produção e o elenco tem abordado a trama do livro. Com 87 no Metacritic e 94% no Rotten Romatoes, A Amiga Genial é uma produção da HBO.

4. Outlander

Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.  Em meio a uma sociedade primitiva onde terá que aprender a se adaptar, ela conhece Jamie, um jovem guerreiro das Terras Altas, quem rapidamente cria uma afinidade. Se está se sentindo órfão com o fim de Game Of  Thrones, Outlander pode ser uma boa substituta. Superprodução de época, fantasia e mistérios, cheia de intrigas políticas, sociais e amorosas. A produção é baseada na saga de livros de Diana Gabaldon. Das quatro temporadas, três estão disponíveis na Netflix.

5. Big Little Lies (Pequenas Grandes Mentiras)

Baseada no livro de mesmo nome, da escritora Liane Moriarty. S., publicado no Brasil pela editora Intrínseca. Acompanhamos a amizade de três mães, cujos filhos pequenos estudam numa escola privilegiada em Monterey, na Califórnia. Madeline (Reese Witherspoon) é passional e controladora, incomodada com a aproximação da filha mais velha com a esposa de seu ex-marido (Zoë Kravitz). Já Celeste (Nicole Kidman), esconde um grande segredo por trás de seu casamento perfeito. Por fim, a mãe “solteira”, Jane (Shailene Woodley), acaba de se mudar para cidade, a fim de superar um passado sombrio, mas logo de cara se envolve em uma problemática com Renata (Laura Dern). A história vai se desenrolando até chegarmos no grande acontecimento mostrado no começo do seriado: um assassinato. O suspense nos instiga do começo ao fim nos fazendo questionar de tudo o tempo todo. Quem morreu e quem matou? Acima de tudo, Big Little Lies uma série apaixonante sobre mulheres imperfeitas que movimentam uma trama na qual aborda assuntos como violência doméstica, abuso sexual e psicológico e muitos outros. A primeira temporada está disponível na HBO GO e sua segunda temporada estreia dia 9 de junho.

Bônus: His Dark Materials

A trilogia Fronteiras do Universo, formada pelos livros A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000), do britânico Phillip Pullman, vai ganhar uma adaptação para a TV desenvolvida pela BBC e pela HBO. “His Dark Material”, no nome original em inglês, conta a história da órfã Lyra Belacqua, na qual vive em uma realidade paralela muito próxima a nossa. Por lá, a alma das pessoas vive fora do corpo e se manifestam na forma de um animal, chamado de “daemon”. Lyra foge da universidade aonde mora para procurar um amigo desaparecido. Em sua jornada, ela recebe ajuda de diversos personagens inusitados como romenos, ursos de armaduras e pilotos de balão enquanto desvenda um estranho complô de sequestro de crianças. Seu caminho vem a se cruzar com Will, um menino que descobre uma forma de viajar entre mundos. O primeiro livro da saga, “A Bússola de Ouro”, chegou a ser adaptado aos cinemas, com Nicole Kidman e Daniel Craig, recebendo duas estatuetas no Oscar. A nova adaptação chega ainda em 2019 e conta com Dafne Keen (“Logan”), Ruth Wilson (“The Affair”), James McAvoy (“X-Men: Apocalipse”) Lin-Manuel Miranda (“O Retorno de Mary Poppins”)  no elenco. Assista ao primeiro trailer:

Comentários

Ana Barbosa

Estudante de Jornalismo, feminista e enaltecedora de mulheres na arte. Viciada em séries, principalmente em Doctor Who, compra mais livros do que consegue ler e não recusa um café. A típica canceriana que chora em todos os filmes que assiste, ou pelo menos quase todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *