Feliz Dia do Mestre: 5 professores da ficção que fizeram a diferença

O mês de Outubro é recheado de datas especiais, principalmente para o público brasileiro. Entre o Dia das Crianças, o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Bruxas, há uma data que não possui tanto destaque: O Dia do Mestre.

No dia 15 de outubro também é comemorado o Dia do Professor em todo país. Para homenagear essa profissão, que não recebe metade da valorização merecida, separamos alguns dos melhores professores da ficção.

1. Erin Gruwell (Escritores da Liberdade)

Imagem relacionada

Baseado em uma história real, Escritores da Liberdade fala sobre a passagem da professora de inglês Erin Gruwell (interpretada pela oscarizada Hilary Swank) na Woodrow Wilson High School, uma escola que já foi aclamada por seus métodos de educação, mas que sofre com as tensões raciais criadas entre os alunos após os protestos de Los Angeles de 1992. Gruwell se torna responsável por uma turma onde esses conflitos estão cada vez mais fortes, mas a determinação da professora em tocar a vida dos alunos através da educação se torna maior do que isso. O que faz de Gruwell uma figura notável entre os mestres da ficção é a sua disposição em mudar a realidade dos alunos com quem trabalha, passando por cima de barreiras financeiras e burocráticas, enfrentando o conservador corpo docente e até mesmo sacrificando sua vida pessoal em prol do sucesso de seus alunos. Para quem quiser ler mais sobre essa história incrível, a própria Erin Gruwell relatou tudo no livro The Freedom Writers Diary, infelizmente nunca publicado no Brasil.

2. Will Schuester (Glee)

Resultado de imagem para will schuester

Hoje um dos mais famosos seriados adolescentes da televisão, Glee foi, desde o começo, sempre recheado de personagens memoráveis. Apesar disso, um dos mais subestimados é nada menos que o responsável pela formação do clube do coral: o professor Will Schuester. Ao longo das temporadas, Schuester foi perdendo espaço na trama, mas é um dos personagens mais fortes apresentados pela série da FOX. Will sempre encorajou seus alunos a irem atrás de seus sonhos e esperanças, percebendo nesta jornada que ele mesmo também deveria fazer isso. Matthew Morrison foi indicado ao Globo de Ouro e ao Emmy por sua interpretação.

3. John Keating (Sociedade dos Poetas Mortos)

Resultado de imagem para john keating

É impossível não falar de professores famosos do cinema sem citar o John Keating de Robin Williams. Em uma de suas atuações mais memoráveis, Williams interpreta um apaixonado professor de poesia e literatura, que enfrenta o conselho e os pais conservadores de um prestigiado colégio interno para rapazes para ensinar e inspirar seus alunos através do estudo das artes. Sociedade dos Poetas Mortos é um dos muitos sucessos do diretor Peter Weir, com uma direção e roteiro sensíveis e personagens bem construídos. Williams foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo papel, apenas um dos diversos reconhecimentos recebidos pela película mundialmente.

4. Sr. Feeney (O Mundo é dos Jovens)

Resultado de imagem para mr feeney

Boy Meets World (ou O Mundo é dos Jovens, como era conhecida no Brasil) foi um dos seriados mais marcantes dos anos 90. Começou como um seriado infantil, acompanhando seus personagens até a adolescência, faculdade e a vida adulta. Entre as diversas figuras que povoavam o mundo do seriado, uma das mais cômicas era o Sr. Feeney, o temido professor dos protagonistas Cory, Shawn e Topanga. Inicialmente, o trio e os outros personagens não parecem se importar muito com os estudos, para a loucura do professor. Mas ao longo das temporadas, é possível acompanhar o crescimento individual e compartilhado desses personagens, mostrando afinal o Sr. Feeney como uma figura amável e muito preocupada com seus alunos. Inclusive, uma das mais emocionantes cenas da série é quando a turma se forma no ensino médio, onde acompanhamos um melancólico Feeney se despedir silenciosamente de seus alunos.

5. Dewey Finn (Escola do Rock)

Resultado de imagem para dewey finn

Hoje um clássico da Sessão da Tarde, Escola da Rock foi uma empreitada pouco convencional do renomado diretor Richard Linklater. Na história, conhecemos Dewey Finn, que é expulso da banda da qual fazia parte e é obrigado, por questões financeiras, a pegar um trabalho de professor substituto em uma renomada escola preparatória. Não demora muito para que a paixão de Dewey por música acabe afetando seu trabalho e ele então forma uma banda com os membros da classe para competir na Batalha de Bandas para a qual ele estava se preparando antes de ser expulso. Com uma das melhores performances de Jack Black e a ajuda de um elenco mirim estelar, o filme marcado não só por ser extremamente inspirador e divertidor, mas também por apresentar uma das mais memoráveis (e engraçadas) figuras de professor do cinema.

E esse é o nosso top 5! Se você que a gente deixou alguém de fora, é só deixar nos comentários!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *