Por que no Halloween você deve assistir Halloween

Dia 31 de outubro, o famoso dia de halloween nos Estados Unidos – que acaba por não ser tão comemorado aqui no Brasil – é uma das festas mais famosas do mundo. Com o foco em fantasias, sendo a maioria voltada ao gênero terror, essa celebração se transformou em um grande folclore cultural. Dentro disso, diversos filmes já abordaram a mesma temática, mas, se você quiser ver realmente algo assustador, veja o longa de mesmo título da data: Halloween, ou – como ficou conhecido em nosso país -, Halloween – A Noite do Terror.

A obra é bem simples e básica. Ela começa contando a história de Michael Myers, um menino de 6 anos que, vestido de palhaço, assassina sua irmã e o namorado de maneira brutal. Logo depois disso, ele é internado em uma clínica psiquiátrica e foge, após 15 anos dentro do local. De volta a sua casa, o mesmo percebe que está ocupada por outras pessoas e começa a aterrorizar e matar Laurie – a protagonista da história – e seus amigos.

Esse filme ficou marcado na cultura pop por ser o primeiro a criar várias convenções de gêneros para os slashers (filmes em que um serial killer, geralmente mascarado, persegue e mata várias vítimas). O assassino é gigante, a maioria das personagens não são muito inteligentes, a maneira das mortes chama atenção e choca, o medo é constante, dentre outras coisas. Sendo assim, a importância na história do cinema é definitivamente algo marcante aqui. Apesar disso tudo, o melhor dele está na carga de adrenalina e tensão que o público passa junto ao antagonista que, mesmo muitas vezes inocente, vai ganhando um senso de responsabilidade muito alto.

Com o orçamento de US$325 mil e uma arrecadação de mais de US$ 70 milhões, o sucesso provocado por Halloween foi totalmente estrondoso, elevando a carreira do diretor John Carpenter (também responsável por As Aventuras do Bairro Proibido), criando um dos assassinos mais famosos da sétima arte e gerando mais de 10 sequência/derivados – que serão 11 no próximo ano.

Esse filme marcou a história do cinema como nunca havia acontecido antes, sendo importante demais para a vindoura criação de Jason Voorhees e Freedy Krueger. Por isso, nesse dia de halloween, assista a uma das noites mais aterrorizantes que o audiovisual já viu.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido… e acha que isso está mais próximo do que se espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *