Top 5: Melhores livros para ler no Natal

Uma das épocas mais celebradas ao redor do mundo, o Natal é também uma das datas mais prósperas para obras de ficção, que muitas vezes alimentam mais ainda o espírito e energia do feriado. Pensando nisso, separamos alguns livros especiais para serem lidos durante a temporada mais festiva do ano.

5. Todas as cores do natal

Todas as cores do Natal

Esta coletânea conta com histórias dos autores Vitor Martins, Alliah, Bárbara Morais, Lucas Rocha e Mareska Cruz. Reunidos pela Agência Página 7, as vozes escolhidas trazem personagens LGBT+ para o centro de divertidas e emocionantes anedotas sobre as festas de fim de ano. Além disso, são personagens e cenários tipicamente brasileiros, algo incomum para a literatura nacional.

Adquira-o aqui.

4. Deixe a neve cair

Deixe a Neve Cair

Ainda que conte a participação de duas outras autoras conhecidas (Lauren Myracle e Maureen Johnson) dentro do gênero YA, o nome de John Green é realmente o que fez esta antologia se destacar anos após sua primeira publicação, lá no início da década de 2000. Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem , mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor.

Adquira-o aqui.

3. Mulherzinhas

Mulherzinhas

Um dos maiores clássicos da literatura americana, o pequeno calhamaço de Louisa May Alcott é o único desta lista a não se passar exclusivamente durante as festividades natalinas. O livro narra as desventuras da irmãs March, Meg, Jo, Beth e Amy, acompanhadas de sua mãe trabalhadora, enquanto lidam com o início da vida adulta sem o auxílio de seu pai, que está na guerra. Diversos momentos importantes se passam durante a época de Natal, marcando a história o suficiente para que seja lembrada nesta época do ano. Considerando o tempo de publicação, o livro já teve inúmeras adaptações, a mais famosa protagonizada por Winona Ryder em 1994. No entanto, esse posto pode estar em risco, já que está sendo gravada neste momento (dezembro de 2018) uma nova versão comandada por ninguém menos que Greta Gerwig.

Adquira-o aqui.

2. O presente do meu grande amor

O Presente do Meu Grande Amor

Talvez uma das coletâneas mais populares dentro do infanto-juvenil, esta antologia se destaca também por trazer uma enorme variedade de autores, que contribuem para uma diversidade temática que enriquece a leitura e contempla muios leitores. De autores contemporâneos, como Jenny Han e Rainbow Rowell, até vozes mais fantásticas como Laini Taylor e Kiersten White, não há limites para a imaginação (e a fofura) nestas doze histórias que valem a conferida não importa a sua idade.

Adquira-o aqui.

1. Um conto de Natal

Um Conto de Natal

Um dos mais célebres autores da literatura mundial, Charles Dickens se aventurou diversas vezes pelo mundo natalino. Mas foi com Um Conto de Natal, talvez a fábula definitiva do feriado, que o britânico deixou sua marca. A história é tão conhecida que talvez muita gente nem saiba que se trata de um conto: na véspera de natal, o avarento banqueiro Ebenezer Scrooge é visitado por três espíritos: Os Fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro. As visitas do além fazem o velho Scrooge perceber como seu passado o transformou no homem insensível que é hoje e como ele deveria reavaliar o poder do espírito de Natal. Mais de um século após a primeira publicação, a prosa de Dickens continua envolvente e seus temas atuais, sem nunca parecer uma cartilha, mas apenas um conto bem escrito que pode te tocar mais do que você imaginava.

Adquira-o aqui.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *