5 filmes sobre escritores e suas obras

A infância de muita gente foi recheada de histórias e personagens icônicos, marcando de maneira muito especial essa época tão lúdica da vida. Muitas vezes oriundos da literatura, é inevitável que surja a pergunta: de onde surgiu essa ideia? Como esses escritores chegaram a esses personagens? Felizmente, é possível descobrir as perguntas de muitas dessas perguntas em biografias e autobiografias de diversos tipos, que lotam as estantes das livrarias.

E há também uma opção “mais rápida” para aqueles que são mais ligados na mídia visual. Pensando nisso, o Senta Aí separou cinco filmes sobre escritores de obras que marcaram gerações, seja sobre a vida deles no geral ou como eles criaram o trabalho que os deixaria imortalizados através da arte.

Segue a lista.

5. Em Busca da Terra do Nunca

Resultado de imagem para finding neverland

Hoje esquecida, a singela produção de 2004 fala sobre J.M. Barrie, o autor de Peter Pan. O longa acompanha Barrie, interpretado por Johnny Depp quando ele ainda sabia atuar, um dramaturgo que encontrou pouco sucesso em sua última peça e tem um casamento menos feliz do que ele esperava. É quando ele conhece a viúva Sylvia Llewlyn Davies (em uma ótima interpretação de Kate Winslet) e cria uma intensa amizade não só com ela, mas também com seus quatro filhos. Essa relação muda não só a vida de Barrie, de Sylvia, e das crianças, como também inspira o escritor a escrever a hoje inesquecível história do menino que não queria crescer. Indicado a quatro Oscars, o filme também foi responsável por colocar Freddie Highmore no estrelato, já que o pequeno impressionou tanto a Deep com seu talento que foi logo indicado por ele para trabalhar em outras produções maiores.

4. Mary Shelley

Resultado de imagem para mary shelley 2017

Embora Frankestein (ou o Prometeu Moderno) seja um dos personagens mais conhecidos do mundo, é muito menos popular a pouco convencional história de sua criadora, Mary Shelley, ou até mesmo a mais interessante ainda história de como a britânica veio a concebê-lo. Nascida Mary Wollstonecraft Godwin, a jovem era filha de uma das primeiras escritoras feministas do século XX. Assim como sua mãe, a vida de Mary foi recheada de polêmicas e escândalos, já que a jovem tinha um comportamento claramente diferente daquele esperado por mulheres da mesma idade da época. Embora a vida e obra de Shelley merecessem um tratamento mais cuidadoso, o filme dirigido por Haifa Al-mansour conta com uma interpretação forte de Elle Fanning no papel principal.

3. Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas

Resultado de imagem para professor marston and the wonder women

Uma personagem importante como a Mulher Maravilha está presente há tanto tempo no imaginário popular que sua história de origem fora dos quadrinhos não parece ter levantado muita curiosidade. Felizmente, em 2017 foi lançado, quase às escondidas, este filme dirigido por Angela Robinson. Ainda que não seja inteiramente fiel à realidade, a história de como William Moulton Marston criou a maior personagem feminina da cultura pop se deu devido à sua admiração pelo sexo feminino, e seu relacionamento com duas mulheres extraordinárias (e o relacionamento delas entre si.)

2. Walt nos Bastidores de Mary Poppins

Resultado de imagem para saving mr banks

Mary Poppins foi um sucesso tão grande para a Disney que é difícil imaginar porque P.L. Travers, autora dos livros que deram origem ao hoje clássico musical, odiou tanto a adaptação. Neste filme de 2013, que conta grandes nomes como Tom Hanks, Emma Thompson, Colin Farrell e Ruth Wilson, acompanhamos todo o processo de produção do filme, de como Walt Disney convenceu Travers a deixá-lo trazer sua história para o cinema, e todos os problemas que vieram depois disso. É óbvio que, tratando-se de uma produção da própria Disney, exista toda a aura mágica que o animador e sua companhia tem, trazendo uma sensação constante de favorecimento ao cineasta, ainda que a história de vida de Travers seja uma importante parte do filme. De qualquer maneira, é sempre bom ver filmes que falam sobre filmes e de quebra trazem pessoas espetaculares, reais e com defeitos, no centro dessas histórias.

1. Amor & Inocência

 

Resultado de imagem para becoming jane

Jane Austen talvez seja a escritora mais famosa da Inglaterra. Portanto, é de se estranhar que existam tão poucos trabalhos cinematográficos sobre a vida da autora. Becoming Jane, tímido filme de 2007 dirigido por Julian Jarrold, traz uma visão romantizada da vida de Austen, colocando-a como heroína de seu próprio drama romântico. O filme se destaca pelas interessantes performances de Anne Hathaway no papel principal e de James McAvoy como o homem que quase roubou seu coração.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *