Entrevista com Carlos Morelli, diretor de Meu Mundial

Fazer um filme sobre futebol é extremamente difícil. Pensar, idealizar, criar toda a temática, vibrar com os pequenos aspectos técnicos e passar a sensação de emoção do gol. Essas foram algumas das maiores complicações passadas por Carlos Morreli, ao dirigir Meu Mundial: Para Vencer Não Basta Jogar

Dentre outros assuntos, conversamos com ele sobre isso e sobre todas as questões em torno da realização desse projeto. Confira abaixo:

Senta Aí: Como foi todo o pensamento do filme e o envolvimento de Daniel Baldi [autor do livro] no meio? Ele esteve bastante presente na realização?

Carlos Morelli: A produtora do filme, Lucia Gaviglio, tinha os direitos do romance de Baldi e procurava um roteirista / diretor há algum tempo para adaptá-lo e dirigi-lo. Finalmente nos conhecemos, eu li o romance, conversamos (muito) e depois começamos a trabalhar. Primeiro, no roteiro, depois na produção do filme. Levou quase 5 anos para todo o processo terminar em um filme que poderíamos lançar. Baldi era uma espécie de consultor especializado em “luxo”, especialmente sobre o romance e por causa de sua proximidade com o futebol. Ele ainda visitou set algumas vezes durante as filmagens. Eu particularmente não o discuti ou o conheci durante o processo de criação ou montagem do filme.

SA: Quais foram as maiores dificuldades e facilidades de fazer um filme sobre futebol?

CM: Filmar um filme sobre futebol foi um prazer. A única grande dificuldade foi encontrar um ator para o papel principal que, além de conter uma energia especial em seus olhos e que pudesse transmitir emoção, pudesse jogar bem e dominar a bola. A outra dificuldade pode ser a econômica, porque o futebol é um esporte caro para se apresentar no cinema (quadras, estádios, público, muitos extras). Por outro lado, este filme não é sobre futebol. Isso acontece no contexto do mundo do futebol, mas os temas do filme transcendem muito o próprio futebol.

SA: Meu Mundial tem uma relação dramática muito forte sobre a relação dos jovens com sucesso no futebol. Como foi a ideia de abordar isso da melhor maneira?

CM: O que tentamos foi dar ao personagem e sua família fortes motivações para querer aproveitar essa oportunidade (pobreza). Mas a ideia era contar como a riqueza e o sucesso não resolvem problemas e, de qualquer forma, geram novas complicações (internas e externas), familiares e individuais. A idéia é que o sucesso material é uma questão muito efêmera e superficial, mas o sucesso real está relacionado ao treinamento, estudo, capacidade de entender o mundo ao seu redor e tomar as melhores decisões. A ideia é que o personagem caia no erro de pensar que o sucesso material resolverá todos os problemas, apenas para descobrir que a única solução é uma transformação verdadeira e profunda a partir de dentro.

SA: Quais as maiores dificuldades de realizar as cenas das partidas de futebol? 

CM: Com o diretor de fotografia (Sebastian Gallo), compartilhamos o amor por esse esporte … E sabíamos que o futebol é cheio de lógicas geométricas / aleatórias (centros, passes, driblamentos) muito completas para reproduzir de maneira planejada. Há algo perfeito, mas que na verdade é imperfeito, do futebol que o torna mágico. O problema de como aumentar essa mágica, de maneira sistemática e planejada (que é a única maneira de gravar um filme). Foi um grande desafio. Tivemos que pensar em cada quadro de cada uma das partidas com grande precisão. Em geral, o problema foi aumentado porque o orçamento sempre era limitado, e isso significava que tínhamos que ser muito precisos, você deveria ter tudo calculado com antecedência…

Fizemos desenhos, plantas, cálculos… Durante as filmagens das cenas de futebol, vimos como cada avião que fizemos chegava ao próximo, tínhamos que estar muito atentos à posição da câmera em relação à posição dos arcos e movimentos e aparência dos jogadores e do público, a continuidade da ação e a direção da bola. Muito complicado. Por outro lado, lutamos contra uma enorme bagagem de cultura visual que o espectador normal tem sobre o futebol. Atualmente, as transmissões de futebol são INCRÍVEIS (sic)… Uma partida da Copa do Mundo é uma demonstração de virtuosismo visual e desenvolvimento tecnológico muito alto; portanto, a idéia era sempre focar as cenas de futebol dentro de uma lógica dramática. Ou seja, as cenas de futebol estavam lá para contar algo sobre o protagonista e seu desenvolvimento na história. Dessa forma, o compromisso e o vínculo do espectador estão com a essência da cena (o personagem e suas circunstâncias) e não tanto com o virtuosismo de sua execução visual. A única maneira de competir contra a tecnologia é obter conexão e emoção para o espectador.

SA: O longa tem uma força muito interessante sobre a participação do Brasil no futebol latino americano. Como foi o pensamento para isso?

CM: A ideia era justamente fazer um filme latino-americano e, por esse motivo, decidimos não ir aos árbitros de futebol europeus. Nesse sentido, o futebol brasileiro é, para o Uruguai e todo o continente, um monstro que qualquer jogador uruguaio sonha em chegar. O fato de Lugano ser um ídolo no Brasil também nos deu essa inspiração. O futebol brasileiro é rico em público, recursos e qualidade (tenho história), o que nos deu a possibilidade perfeita de transformá-lo no objetivo ideal para o desenvolvimento profissional de nosso protagonista.

Por outro lado, o formato de coprodução no qual se baseia a arquitetura financeira do projeto nos deu a possibilidade de trabalhar com a Argentina e o Brasil: da Argentina veio o diretor de fotografia e arte e equipamentos, mas a parceria com o Brasil Ele deu a oportunidade de trabalhar com Roney Villela, um ótimo ator. Com ele em mente toda a composição do Brasil na narrativa do filme, acabou se encaixando perfeitamente.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

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