Crítica – Raising Dion (1ª temporada)

Produções com heróis muitas vezes tem um ideal infatil/adolescente. Apesar de muitas histórias não serem dessa forma, é algo mais comum para com o público geral e, do mesmo modo, no marketing. Isso acabou por compactuar – até certo ponto – nas adaptações para o cinema e televisão. Obviamente, estamos falando disso nos tempos mais atuais, visto que o Batman, de Tim Burton, e o seriado do Hulk não seguiam tanto esse viés. Passado todo esse tempo desde o início do boom de heróis, contudo, não foi possível ver nenhum ser poderoso infantil comandando uma história. Isso agora é substituido por Raising Dion.

Na trama, temos a vida do jovem Dion (Ja’Siah Young) após descobrir que possui poderes. Ele não sabe bem como utilizá-los e nem como isso surgiu, algo na qual causa um receio inicial. A relação com sua mãe, Nicole (Alisha Wainwright), é mais próxima desde a morte do pai, Mark (Michael B. Jordan). Entretanto, nada deixa fácil ao transparecer essa força sobrenatural que também é aterrorizadora. Tendo de lidar com isso, ele ainda possui uma complicação ainda maior. Um homem, na qual vem sob a forma de um raio, aparecendo toda a noite em seu quarto. Quem poderia ser ele? Seria uma ameaça?

É interessante perceber como a série, com os personagens criados por uma HQ de Dennis Liu, se articulam bem nesse universo. Especialmente em um sentido mais complexo, sobre entendimento do papel no mundo. Por ser uma criança, é divertido ver como existe um uso extremamente banal dos poderes feito por Dion. Seja desde trazer biscoitos para seu quarto, até se mostrar em alguma circunstância. Mesmo assim, ele ainda se vê como renegado por tudo e por todos, sem saber como se comportar com essa habilidade. Por isso, toda a questão paternal entra em destaque com o personagem Pat (Jason Ritter) e a de amizade é absorvida pela aparição de Esperanza (Sammi Haney).

Há, no entanto, instantes extremamentes genéricos nesse sentido. A organização secreta, um plot twist óbvio, o treinamento que não dá muito certo. Tudo isso apenas fortalece um lado bastante padronizado, uma trama digna de algo como Stranger Things, na qual já usa esse quesito genérico. Não seria ruim se soubesse como caracterizar esses elementos dentro de toda a discussão sobre heróismo e o que forma os heróis, algo sepulcral para os 9 episódios. Todavia, serve apenas como um elemento simplório para gerar algo maior sem nenhuma necessidade.

Apesar de saber trabalhar decentemente toda essa relação de descoberta com o lado mais sobrenatural, é no quesito dramático dos personagens secundários que a produção se perde um pouco. A relação entre Pat e Nicole, especialmente, trazem um valor um pouco aleatório, apenas como um discurso para o ápice final. Aliás, todo o desenvolvimento da mãe do protagonista na companhia de balé parecem apenas reforçar um questionamento meio confuso sobre qual temática a obra quer discutir. Seria sobre como uma mãe consegue se virar com um filho sozinha? Seria sobre a pressão da mulher no mercado de trabalho? Até agora não foi decidido.

Mesmo possuíndo esses grandes tropeços, o saldo geral da primeira temporada de Raising Dion é muito mais interessante do que parece. Ao trabalhar um personagem negro e infantil, a narrativa poderia trilhar por diversos caminhos, mas busca seguir uma trajetória sobre os pesos da vida nesse conceito particular de heróismo. Ainda mais por trabalhar essa história em uma produção que aglutina o lado infantil e o adulto. Acaba por não funcionar em uma totalidade, porém para isso servem novas temporadas e maiores desenvolvimentos. Por agora, a série sabe se portar como algo, no mínimo, diferente, em um enorme poço de igualdades.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

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