As indicações ao Grammy 2021 e a polêmica de The Weeknd

Hoje saíram as indicações do Grammy de 2021. E eu estou P#&*!

A premiação mais importante do mundo da música tem o costume de ser polêmica na hora de entregar os seus prêmios, mesmo que o trabalho não seja o melhor, mas principalmente favorecendo artistas brancos que gostam mais

Não é novidade para ninguém o racismo nas indicações da premiação e é possível citar vários casos em menos de 5 anos, como o “1989”, de Taylor Swift, ganhando o “To Pimp a Buterfly” do Kendrick Lamar ou o “25” ganhando do “Lemonade”. Chega a ser cansativo pensar em quantos trabalhos superiores já foram esnobados pela premiação. Esse ano não seria diferente, mas não achei que dava pra ser tão escancarado assim.

Com “After Hours”, The Weeknd trouxe um dos álbuns mais bem sucedidos do ano, tanto em streamings quanto em vendas. “Blinding Lights” é o hit do ano, quebrando recordes de permanência nas paradas americanas. Ele é o artista do ano, tanto que foi convidado para se apresentar no Superbowl. Não faz sentido o maior álbum, a maior música e o maior artista ficarem de fora. Ainda assim, ficaram, já que seria aparentemente impossível um homem negro concorrer nas categorias pop e, ainda mais difícil, concorrer às categorias principais. Essa é a triste e distorcida lógica do Grammy.

Estou com muita raiva enquanto escrevo isso, já que não apenas é o trabalho de sucesso comercial mais notório, mas também um dos mais bem-sucedidos trabalhos artísticos entregues em muito tempo. Presente em todas as premiações com o mesmo blazer vermelho e cada vez mais machucado, The Weeknd se entregava ao personagem em cada performance. Cada clipe conta um pedaço da história que ele quer trazer para o álbum. É um corpo de trabalho completo.

É triste que isso tenha acontecido e que ele tenha ficado de fora. É inacreditável e desrespeitoso no tempo em que estamos vivendo.

As pessoas gostam de dizer que o Grammy perdeu a credibilidade que um dia teve, mas isso não é verdade. É uma desculpa de quem é fã de gente que não tem um prêmio na mão. O Grammy ainda é relevante, ele ainda consagra artistas e realmente os credibiliza musicalmente. E, honestamente, isso que é o pior de tudo. Como uma premiação com esse poder, desse porte e com essa relevância faz uma barbaridade dessas? Dessa vez não é sobre qualidade, não é sobre excelência musical, qualquer desculpa desse tipo é mentira. É sobre o que todo mundo sabe o que é.

Esse foi o principal comentário nas redes sociais e não tinha como deixar de ser. “After Hours” já era praticamente presença certa na premiação, todos esperavam que ele fosse fazer o que Billie Eilish fez no ano passado e não seria nada menos que justo se o fizesse. A surpresa foi grande e a revolta também. O pronunciamento do presidente foi uma piada e o fato de que vai continuar assim é outra e muito sem graça. É difícil ver isso ser mais uma vez legitimado nessa premiação. Todos os anos a mesma coisa, o mesmo backlash e nada de mudanças. Triste.

Hoje mesmo o The Weeknd chamou o Grammy de corrupto no Twitter. O TMZ já nos informou que aparentemente a premiação deu um ultimato para o cantor: ou ele recusava a apresentação no Superbowl (que acontece no final de semana seguinte do Grammy) ou ele não era indicado. O cantor tentou negociar, mas o Grammy, sendo a criancinha de 7 anos que é, não aceitou.

Bom saber que o prêmio prefere ser racista do que não ter um artista exclusivamente em seu palco.

Agora sobre quem realmente foi indicado: pouca surpresa ao ver Dua Lipa ganhar diversas indicações nas categorias pop e nas principais. Foi merecido demais e lindo ver a menina chorando emocionada, assim como também não foi surpresa ver o “folklore” da Taylor Swift ser nomeado. Chromatica marcou presença timidamente em categorias pop,  Harry Styles marcou presença com Fine Line e Beyoncé liderou as indicações com vários projetos: o feat com a Meghan Thee Stalion e o BLACK IS KING. Billie Eilish também levou indicações.

Como fã da maioria dos artistas citados acima eu fico muito feliz e animado pra ver como será a noite, mas, sendo completamente sincero, não consigo ficar tão animado assim pensando no The Weeknd. Mas vamos lá. A premiação acontece no dia 31 de janeiro de 2021. A apresentação da premiação ficará por conta do comediante Trevor Noah.

Álbum do ano

“Chilombo” – Jhené Aiko

“Black Pumas” – Black Pumas

“Everyday Life” – Coldplay

“Djesse Vol. 3″ – Jacob Collier

“Women in Music Pt. III” – Haim

“Future Nostalgia” – Dua Lipa

“Hollywood’s Bleeding” – Post Malone

“Folklore” – Taylor Swift

Gravação do ano

“Black Parade” – Beyoncé

“Colors” – Black Pumas

“Rockstar” – DaBaby featuring Roddy Ricch

“Say So” – Doja Cat

“Everything I Wanted” – Billie Eilish

“Don’t Start Now” – Dua Lipa

“Circles” – Post Malone

“Savage”- Megan Thee Stallion feat Beyoncé

Música do ano

“Black Parade” – Beyoncé

“The Box” – Roddy Ricch

“Cardigan,” – Taylor Swift

“Circles” – Post Malone

“Don’t Start Now” – Dua Lipa

“Everything I Wanted” – Billie Eilish

“I Can’t Breathe” – H.E.R.

“If the World Was Ending” – JP Saxe featuring Julia Michaels

Artista Revelação

Ingrid Andress

Phoebe Bridgers

Chika

Noah Cyrus

D Smoke

Doja Cat

Kaytranada

Megan Thee Stallion

Melhor performance solo pop

“Yummy” – Justin Bieber

“Say So” – Doja Cat

“Everything I Wanted” – Billie Eilish

“Don’t Start Now” – Dua Lipa

“Watermelon Sugar” – Harry Styles

“Cardigan” – Taylor Swift

Melhor performance de grupo ou duo pop

“Un Dia (One Day)” – J Balvin, Dua Lipa, Bad Bunny and Tainy

“Intentions” – Justin Bieber featuring Quavo

“Dynamite” – BTS

“Rain on Me” – Lady Gaga with Ariana Grande

“Exile” – Taylor Swift featuring Bon Iver

Melhor disco de pop vocal

“Changes” – Justin Bieber

“Chromatica” – Lady Gaga

“Future Nostalgia” – Dua Lipa

“Fine Line” – Harry Styles

“Folklore” – Taylor Swift

Melhor canção r&b:

“Better Than I Imagine” – (Robert Glasper featuring H.E.R. and Meshell Ndegeocello)

“Black Parade” – Beyoncé

“Collide” – Tiana Major9 and Earthgang

“Do It” – Chloe X Halle

“Slow Down” – Skip Marley and H.E.R.

Melhor performance de rap:

“Deep Reverence” – Big Sean Featuring Nipsey Hussle

“Bop” – DaBaby

“What’s Poppin” – Jack Harlow

“The Bigger Picture” – Lil Baby

“Savage” – Megan Thee Stallion featuring Beyoncé

“Dior” – Pop Smoke

Melhor música de rap

“The Bigger Picture” – Lil Baby

“The Box” – Roddy Ricch

“Laugh Now, Cry Later” – Drake featuring Lil Durk

“Rockstar” – DaBaby featuring Roddy Ricch

“Savage” – Megan Thee Stallion featuring Beyoncé

Produtor do ano (não clássico):

Jack Antonoff

Dan Auerbach

Dave Cobb

Flying Lotus

Andrew Watt

Melhor álbum latino pop ou urbano

“YHLQMDLG” – Bad Bunny

“Por Primera Vez” – Camilo

“Mesa Para Dos” – Kany García

“Pausa”- Ricky Martin

“3:33″ – Debi Nova

Melhor filme musical

“Beastie Boys Story” – Beastie Boys

“Black Is King” – Beyoncé

“We Are Freestyle Love Supreme” – Freestyle Love Supreme

“Linda Ronstadt: The Sound of My Voice” – Linda Ronstadt

“That Little Ol’ Band From Texas” – ZZ Top

 

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