Dia Nacional da Biblioteca: conheça algumas das principais do Brasil
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca, uma data para incentivar o consumo da leitura e a importância desse espaço que cultiva o prazer pelos livros e o conhecimento. Essa data passou a ser oficial em 9 de abril de 1980, por influência da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário. A histórias das bibliotecas no Brasil começou ainda no século XVI e hoje já existem mais de 6 mil espalhadas por todo o país, segundo o SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas). Conheça algumas das principais bibliotecas nacionais e suas histórias:
– Biblioteca Nacional
A Biblioteca Nacional, ou Biblioteca Nacional do Brasil, é a maior biblioteca nacional da América Latina e uma das dez maiores do mundo, de acordo com a UNESCO. A história desse local está relacionada com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro. A BN foi criada em 1810 por D.João, e contém um acervo rico com arquivos importantes que a família real trouxe para o Brasil.
A biblioteca passou por algumas reformas ao longo dos anos que modificaram sua estrutura. O prédio atual foi inaugurado em 1910, com a modernização do Centro do Rio, e projetado por Francisco de Souza Aguiar, um engenheiro militar. A biblioteca está localizada no Centro do Rio, na Avenida Rio Branco.
– Real Gabinete Português de Literatura
Também localizado no Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Literatura é uma biblioteca tradicional que encanta pela sua arquitetura em estilo neomanuelino, projetada pelo português Rafael da Silva Castro. Foi criado em 14 de maio de 1837 por portugueses que migraram para o Brasil. Assim como sua estrutura, seu acervo contém muito da história portuguesa. O local foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e escolhido pela revista Times, em 2014, como a quarta biblioteca mais bonita do mundo.
Foi no Real Gabinete que as primeiras reuniões da Academia Brasileira de Letras aconteceram, com a liderança de Machado de Assis. A biblioteca encontra-se no Centro do Rio, na rua Luís de Camões.
– Biblioteca Central do Estado da Bahia
A Biblioteca Central do Estado da Bahia é o mais antigo estabelecimento público do tipo, tendo sido criado em 1811. Localizada no bairro dos “barris”, em Salvador, capital do estado, a biblioteca possui outras atrações, como salas de cinema e galerias. Foi o Coronel Pedro Gomes Ferrão Castelo Branco quem idealizou o espaço. Ela foi transferida para o prédio atual em 1970, e possui mais de 600 mil arquivos
– Biblioteca do Mosteiro de São Bento
A Biblioteca do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, é a mais antiga do Brasil, fundada em 1598. Seu acervo possui mais de 115 mil arquivos, dentre eles livros importantes sobre História e Teologia, como uma versão da Bíblia em Alemão traduzida por Martinho Lutero. Os acervos podem ser encontrados online pelo site oficial. O ambiente também é marcado por guardar grande parte da história da cidade de São Paulo, além de frequente uso de monges.