15 filmes imperdíveis do Festival do Rio 2019
O Festival do Rio de 2019 está próximo de começar e, para saber o que terá de melhor, o Senta Aí resolveu fazer essa lista especial com 15 filmes imperdíveis para serem assistidos no evento. Vale a pena, dessa forma, ficar de olho também na programação do evento, que terá nos próximos dias os horários e tudo sendo divulgado (veja aqui).
Confira os filmes selecionados pelo nosso site:
– Adoráveis Mulheres
Sinopse: A diretora e roteirista Greta Gerwig costurou seu filme usando como base o romance clássico da literatura norte-americana de Louisa May Alcott. A história que se desenrola enquanto o alter ego da autora, Jo March, relembra fatos do passado e do presente de sua vida. Na visão de Gerwig, a amada história das irmãs March – quatro jovens mulheres, cada uma determinada a viver a vida em seus próprios termos – é uma história clássica e ao mesmo tempo muito atual.
– Synonymes
Sinopse: Em Paris, Yoav está determinado a livrar-se de sua nacionalidade. Para ele, a condição de ser israelense é como um tumor que precisa ser extirpado de forma cirúrgica. Tornar-se francês é sua salvação. Yoav primeiro tenta trocar de linguagem. Dali em diante, não vai emitir uma única palavra em hebraico. O dicionário vira sua companhia constante. A prova da naturalização, por outro lado, traz armadilhas. Para completar, o jovem casal francês com quem ele faz amizade tem algumas ideias bem estranhas para ajudá-lo.
– O Paraíso Deve Ser Aqui
Sinopse: O diretor Elia Suleiman estrela seu próprio filme, uma saga cômica que investiga os significados do exílio e da busca por um lar. Palestino, Suleiman deixa seu país, à procura de uma nova vida. Mas aonde quer que ele vá, de Paris a Nova York, a Palestina parece segui-lo, pois algo sempre o faz lembrar de casa.
– Retrato de uma jovem em chamas
Sinopse: França, 1770. Marianne, uma pintora, é contratada para fazer o retrato de casamento de Héloïse, jovem recém-saída do convento. Héloïse é uma relutante candidata a noiva e Marianne deve pintá-la sem que ela saiba. A artista a observa durante o dia e dedica-se ao quadro em segredo.
– O Filme de Bruno Aleixo
Sinopse: Bruno Aleixo foi convidado a escrever um biopic sobre a sua própria vida. Carecendo de ideias, foi pedi-las aos amigos mais próximos. Reunidos num café, cada um sugere uma ideia diferente, mais ou menos biográfica. Longa-metragem do célebre e cômico personagem português, escrito e dirigido pelos criadores da série original.
– Os miseráveis
Sinopse: Stéphane ingressou recentemente no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris onde Victor Hugo escreveu seu famoso romance Os miseráveis. Ao lado de seus novos colegas, Chris e Gwada – ambos membros experientes da equipe – ele rapidamente descobre as tensões entre as gangues locais. Quando o trio se excede em uma abordagem durante uma perseguição, um drone captura o momento, ameaçando expor a realidade da vida cotidiana. Inspirado nas manifestações de 2005 em Paris, este é um retrato provocador das tensões entre a população e a polícia.
– O Farol
Sinopse: Em uma remota ilha diante da costa da Nova Inglaterra, no final do século XIX, dois faroleiros estão presos e isolados por conta de uma tempestade que parece interminável. Eles embarcam em um conflito crescente de vontades. A tensão aumenta quando forças misteriosas (que podem ser reais ou não) evoluem em torno da dupla.
– Outubro
Sinopse: Faltando uma semana para a eleição presidencial de 2018, a atriz e escritora Maria Ribeiro decide registrar e investigar os últimos dias de um país dividido. Em conversas com amigos próximos e entrevistas que incluem a candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila e a psicanalista Maria Rita Kehl, o documentário faz um paralelo entre a crise do país e o fim de um casamento.
– Jojo Rabbit
Sinopse: Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma judia no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.
– Um lindo dia na vizinhança
Sinopse: Tom Hanks é Mister Rogers em Um lindo dia na vizinhança, uma história atemporal sobre a gentileza triunfando sobre o cinismo, baseado na amizade real entre Fred Rogers e o jornalista Tom Junod. Depois que um entediado escritor de revista é escalado para fazer um perfil sobre Fred Rogers, ele supera sua incredulidade, aprendendo sobre gentileza, amor e perdão com o vizinho mais querido da América.
– A Febre
Sinopse: Justino, 45 anos, indígena do povo Desana, é vigilante do porto de cargas de Manaus. Enquanto sua filha se prepara para estudar medicina na capital, Justino é tomado por uma febre misteriosa.
– O Jovem Ahmed
Sinopse: Ahmed é um jovem muçulmano de 13 anos que vive na Bélgica. Seguindo as palavras de um imã local, e inspirado nos passos do primo extremista, ele começa a rejeitar a autoridade da mãe e da professora. Quando se convence de que a professora é uma pecadora por ministrar um curso de árabe sem utilizar o Corão, Ahmed decide matá-la para impressionar os líderes religiosos e agradar a Alá. Depois do ato, o adolescente precisa lidar com as consequências de seu crime e com as tentações da vida ao encontrar o seu primeiro amor.
– Honey Boy
Sinopse: Otis é uma criança de 12 anos em ascensão na TV, porém sua vida gira em torno de seu pai, James, um ex-condenado e viciado que está em plena reabilitação. Por mais que dedique sua vida à carreira do garoto, a forma rude como o trata faz com que o garoto cresça com muitos traumas. Já adulto, Otis resolve se internar em uma clínica de reabilitação para tratar de seu vício em bebidas alcóolicas, o que faz com que relembre muitos dos abusos cometidos pelo pai quando criança.
– Memory – as origens de Alien, o 8º passageiro
Sinopse: Em 2019, celebram-se os 40 anos do lançamento de Alien. Este documentário revela as origens da obra-prima de Ridley Scott, enraizada nas mitologias grega e egípcia, em quadrinhos underground, na parasitologia, na ficção de H.P. Lovecraft, na arte de Francis Bacon e na genial simbiose entre Dan O’Bannon (roteirista), H.R. Giger (designer) e Ridley Scott. Trazendo material inédito dos arquivos de O’Bannon e Giger, o filme vai aonde nenhum ensaio sobre cinema foi antes para entregar uma visão fascinante de um dos mais icônicos e chocantes filmes de Hollywood.
– Alice Júnior
Sinopse: Alice Júnior é uma youtuber trans cercada de liberdades e mimos. Depois de se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.