Coluna da Rafaela | Marrom – nem preto, nem branco? A questão da identidade pelo olhar de uma criança
O Teatro Firjan SESI Duque de Caxias, recebe, neste sábado, 23, a peça teatral que tem como público crianças a partir dos 4 anos, e trata de um tema fundamental para todos os brasileirinhos e adultos desse país, a miscigenação.
Linda, a personagem de 8 anos, reflete sobre o conceito de raça e identidade, mas acaba não entendendo muito bem e se define como marrom. Filha de pai alemão e mãe negra, a peça conta como a menina busca suas referências, investigando suas características culturais e raciais. Esse projeto foi idealizado por Piéterson Duderstadt e Vilma Melo, inspirado na experiência pessoal de Lorena de Melo Schaefer.
Marrom – nem preto, nem branco é um respiro para que os espectadores voltem às suas raízes. Mesmo para quem não passa por situações cotidianas como a da menina Linda, terão noção do dimensionamento dessas indagações. É a fantasia e o lúdico, formando valores que nortearão a vida do público.
A produção já recebeu 6 indicações a prêmios, como o Prêmio Botequim Cultural e o Prêmio CBTJ de teatro, concorrendo a categorias de “melhor atriz” (Vilma Melo), “melhor autor” (Renata Mizrahi), entre outras. Vilma, venceu o Prêmio Shell 2017 por Chica da Silva – O musical, foi a primeira atriz negra a ganhar nessa categoria.
Espetáculo Marrom – nem preto, nem branco
Teatro SESI Firjan Duque de Caxias, Rua Arthur Neiva, 100 – Centro
Sábado 24/08
Horário: 15 horas
Quanto? R$ 12,00 (Inteira), R$ 6,00 (Meia entrada)