The Family: Democracia Ameaçada e a complexa história política americana

Histórias complexas relativas a política nacional não é nenhuma novidade para o mundo inteiro. Os Estados Unidos talvez sejam um dos mais celeiros disso, com nomes como Donald Trump adentrando a presidência do país. Todavia, ainda existem um lado mais abaixo e profundo sobre esse DNA político: as organizações políticas. Existente a bastante tempo dentro dos EUA, a The Fellowship Foundation é uma organização religiosa na qual opera diretamente sob Washington, ao longo de muito tempo. E, sobre isso, The Family: Democracia Ameaçada destrincha ao mundo.

Com a direção de Jesse Moss e baseada no livro de mesmo nome, de 2008, escrito por Jeff Sharlet, a trama fala basicamente sobre o dito acima. Relata como a fundação cristã adentrou no ceio da política americana, tendo interferências até com Trump. Mais impressionante de tudo, é mostrado ao longo dos cinco episódios, como eles ainda tiveram inferência em governos pelo mundo inteiro. Parte por eleições, parte pela real vida econômica e escolhas do país, a organização faz parte do lado dos democratas e dos conservadores. Com um ideal de uma certa “isenção”, na prática ela coloca todos os seus desejos de cara.

A obra originária é baseada em uma experiência pessoal de Sharlet. Segundo o mesmo, ele foi convidado para participar de uma espécie de um culto bizarro e ortodoxo religioso. Na teoria, era tudo feito para estudar a bíblia, contudo a situação começa a ficar cada vez mais estranha com o tempo envolvendo alguns rituais e até predileções políticas por parte do líder da organização. Para saber mais, apenas conferindo a produção.

The Family: Democracia Ameaçada possui cinco episódios, cada um contando com cerca de uma hora, todos produzidos por Alex Gibney, nome marcante do documentário Inventor: Out For Blood In Silicon ValleyA minissérie pode ser conferida completa na Netflix.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *