Crítica – The Witcher (1ª Temporada)

É difícil realmente ser claro para entender a história de The Witcher. E digo isso não apenas pela série e nova adaptação da Netflix em si, mas também toda sua questão prévia com livros e jogos – como contamos mais aqui. Começando apenas como uma continuação de contos, sempre buscando uma inspiração da fantasia medieval, a dificuldade em transformar toda essa trama em algo mais direto parecia ser realmente complicada. Coube para a criadora e showrunner Lauren Schmidt o papel de realizar esse feito, na qual parece ter recebido um certo estranhamento. Para os fãs, algo muito interessante. Para o resto do público, nem tanto.

No seriado acompanhamos três lados. O primeiro deles, e o principal, é de Geralt de Rívia (Henry Cavill), um bruxo que mata apenas monstros, sendo uma espécie de caçador de recompensas/assassino de aluguel desses seres; o segundo é o da jovem princesa Ciri (Freya Allan), que fugiu de suas terras após uma gigantesca guerra ter sido iniciada. Ela, então, procura uma pessoa – na qual não sabemos inicialmente – que havia jurado sua proteção; por fim vemos Yennefer (Anya Chalotra), uma menina nascida com problemas físicos e que acaba encontrando na relação com bruxaria uma forma de sobreviver no mundo.

Em oito episódios parecia ser quase impossível contar toda a tentativa de desenvolvimento da produção. Não apenas parecia como realmente foi, visto que a série busca ser muito mais um meio termo do que ter suas próprias características. Há uma clara dificuldade e poucas demonstrações dessas três histórias estarem em linhas temporais diferentes. Aliás, sendo até bastante honesto, descobri apenas depois de procurar na internet, visto que tudo quer ser mais confuso/complexo do que necessariamente é. Essa aura meio turva existe apenas para criar um certo objetivo daquilo tudo ser maior do que realmente é.

Nessa onda de seriados com fantasia, com os maiores sucessos sendo de Game of Thrones e Vikings, há algumas correlações dessa aqui com Merlim. Não apenas por uma relação quase rídicula do desenvolvimento de mundo, mas também por criar um certo universo cafona. Quase todos os episódios são elucidados com piadas envolvendo questões sexuais ou até alguns lados menores, como o medo de algum personagem específico. Para complementar uma certa “perfeição” medieval, Jaskier (Joey Batey) traz toda uma tradição da literatura desse gênero, sempre com músicas bastante específicas para chamar a atenção do público. Pouco buscando ir além do óbvio, a obra parece estar apenas na lista de checklists dos agrados.

Os elementos narrativos ainda se perdem nesse meio tempo. A divisão de Geralt ter sua história em contos, assim como nos livros, e um desenvolvimento quase linear das duas outras protagonistas gera sempre uma interrogação. Para onde tudo quer realmente ir? Caminhar para um lado mais retilíneo ou buscar um monstro da semana? Falta um DNA, uma conexão própria de todos esses personagens até bem estruturados. Quando isso dá maiores pistas de acontecer, a temporada simplesmente acaba.

O primeiro ano de The Witcher peca por buscar ser demais. Querendo abraçar tudo, a série claramente não tem um foco próprio, trazendo muito mais uma conexão de referências a quem já tem um a ligação com os livros ou jogos, do que realmente contando algo mais interessante. Tentando ainda parecer mais inteligente ao gerar linhas cronológicas confusas, a produção caminha em querer brincar com a inteligência do telespectador do que realmente instigá-lo ao acompanhar. O que acaba restando são alguns pequenos momentos soltos em um desenvolvimento na qual poderia ser o futuro da fantasia medieval na TV. Agora é esperar o próximo candidato.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

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