Você conhece o clube do livro da Reese Witherspoon?

Hello Sunshine é o nome do clube de leitura fundado pela atriz e produtora Reese Witherspoon, em 2017. O clube tem feito enorme sucesso. Em apenas dois anos, já conseguiu causar grande impacto no mercado editorial e em Hollywood. Mensalmente, Reese seleciona um livro que ela leu e gostou, dos mais diversos gêneros. A única semelhança entre os livros é que são escritos por mulheres e com protagonistas femininas. A atriz acha importante dar voz a essas mulheres e evidenciar suas vivências, inclusive, ajudando muitas escritoras a alavancarem em suas carreiras. 

Se você é do tipo que gosta de ler o livro antes de ver o filme, recomendo acompanhar o clube da artista, pois o Hello Sunshine se tornou tão popular que os livros indicados acabam se tornando best-sellers. Como sabemos que os produtores ficam atentos a isso, a Amazon, aliás, está cada vez mais por dentro do mundo literário, já confirmando duas adaptações para ano que vem (Vermelho, Branco e Sangue Azul de Casey McQuiston e Daisy Jones And The Six de Taylor Jenkins Reid). Mas a influência de Reese não parar por ai, a mesma corre atrás dos direitos quando gosta muito de uma obra. Isso é exemplificado com as quatro produções estão vindo por ai, sendo dois filmes e duas séries. 

Todos os livros escolhidos estão disponíveis na Amazon na sua versão original (inglês), porém para quem não é fluente, pode ficar despreocupado pois é possível encontrar diversas obras traduzidas para o português, e – claro – as editoras brasileiras também estão cada vez mais antenadas a esse ambiente. Eu que acompanho o mercado editoral, notei que praticamente todo mês tem um lançamento vindo diretamente do clube. No mês de outubro chegaram dois: As Coisas Como Elas São, de Laurie Frankel, no qual vai abordar a vida de uma garotinha transgênero e Rede De Sussurros, um thriller feminista por Chandler BakerNo mês de novembro, existe já uma edição garantida, dessa vez um romance de época da autora Kate Quinn, A Rede De Alice.

Você pode conferir todas as indicações no site do clube. A seguir farei uma lista apenas dos que ganharão uma adaptação em breve para incrementar sua lista de leitura e incentivá-lo a acompanhar o trabalho magnífico da Reese.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson. Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha fantasiosa com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas. Agora, todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Todavia, o problema é que Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

Inspirada na obra de Celeste Ng, a série produzida pela Hulu e ainda será estrelada porWitherspoon e Kerry Washington. Ainda não há previsão de estreia.

Um Lugar Bem Longe Daqui

Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, na qual não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.

Não há muitas informações sobre a adaptação, apenas que o livro de Delia Owens se tornará um filme em breve pelas mãos de Witherspoon.

Daisy Jones And The Six

Todo mundo conhece Daisy Jones & The Six. Nos anos setenta, dominavam as paradas de sucesso, faziam shows para plateias lotadas e conquistavam milhões de fãs. Eram a voz de uma geração, e Daisy, a inspiração de toda garota descolada. Mas no dia 12 de julho de 1979, no último show da turnê Aurora, eles se separaram. E ninguém nunca soube por quê. Até agora.

Esta é história de uma menina de Los Angeles, em que sonhava em ser uma estrela do rock e de uma banda que também almejava seu lugar ao sol. E de tudo o que aconteceu ― o sexo, as drogas, os conflitos e os dramas ― quando um produtor apostou (certo!) que juntos poderiam se tornar lendas da música. Neste romance inesquecível narrado a partir de entrevistas, Taylor Jenkins Reid reconstitui a trajetória de uma banda fictícia com a intensidade presente nos melhores backstages do rock’n’roll.

A prióri, será uma série com 13 episódios feita pela Amazon. Com Reese – novamente – na produção e roteiro de Scott Neustadter e Michael H. Weber. Sem previsão de lançamento até o momento.

Comentários

Ana Barbosa

Estudante de Jornalismo, feminista e enaltecedora de mulheres na arte. Viciada em séries, principalmente em Doctor Who, compra mais livros do que consegue ler e não recusa um café. A típica canceriana que chora em todos os filmes que assiste, ou pelo menos quase todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *