Você conhece o My French Film Festival?

O ambiente não tem sido dos mais agradáveis para Festivais de Cinema pelo Brasil e no mundo. Além das devidas críticas a um certo elitismo em termos de localização (já que os cinemas são mais focalizados em regiões ricas do lugar), ainda tem a complexa questão do tempo de não poder assistir tudo. Pois é, a dificuldade existe em todos os lados. Porém, imagina que você pode ter um festival de cinema francês apenas da tela do seu computador e com todos os longas e curtas acessados por um clique. Você deve estar se perguntando se isso não é pirataria, mas não é mesmo.

Existindo desde 2011, o My French Festival se consolida atualmente como uma das maiores – quem sabe a maior – mostra de cinema online. Entrando de maneira totalmente gratuita no site, você tem um mês anualmente para assistir filmes franceses que tiveram um certo destaque recente. Além, é óbvio, de curtas e algumas coisas mais clássicas. Só para se ter um dimensionamento, nesse ano de 2019 o curta Fauve está entre os participantes e acabou de ser indicado ao Oscar de curta-metragem. Para os apaixonados por cinema, é um prato certo.

Como é um festival, nada melhor que haver premiações, certo? Então aqui também tem. Como diz o próprio princípio da exibição “Dez longas-metragens e dez curtas-metragens franceses concorrem. Os internautas são convidados a votar em seus filmes preferidos e a deixar seus comentários no site. A seleção inclui um filme belga em competição e, fora de competição, um filme do patrimônio e um filme francófono canadense.”

Cena do filme Na Delegacia.

Essas premiações são divididas em três: O Prêmio Chopard dos Cineastas, no qual é dado por cineastas convidados do mundo inteiro; O Prêmio Lacoste do Público, aonde internautas e cinéfilos poderão votar nos seus preferidos com estrelas de 1 até 5; e O Prêmio da Imprensa Internacional, através da escolha de órgãos de imprensas escolhidos pelo mundo inteiro. As obras que vencerem as premiações irão rodar o mundo inteiro por cerca de seis meses, em aviões da Air France.

Bom, se você agora se viu acreditando nesse Festival e na possibilidade de realizar diversas descobertas cinematográficas, essa é a sua chance. Para olhar toda a seleção, pode-se clicar aqui. Já para se inscrever, é só mesmo entrar no site e ser feliz. Tem produções e estilos para todos os gostos, então sua felicidade pode estar nessa pequena mostra que você nem sabia que existia.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *