10 curiosidades dos indicados ao Oscar 2019

Bom, chegou a grande temporada do ano que todo cinéfilo ama. Assistir, discutir e maratonar os filmes do Oscar sempre foi uma tarefa divertida de se fazer – e trabalhosa – para grande parte dos apaixonados pela sétima arte. Porém, acima de tudo, ao assistir os longas que estarão na disputa pelas renomadas estatuetas, é sempre importante saber algumas curiosidades pertinentes sobre essas obras marcantes do ano de 2019.

Com tudo isso em mente, fizemos uma lista de 10 curiosidades dos postulantes as categorias no Oscar 2019. Tem no lado das animações, surpresas e quebras de tabus.

Roma como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme

Um dos filmes mais aclamados do ano, Roma também teve um imenso destaque nas suas lembranças para o prêmio da Academia. Sendo indicado em 10 categorias (maior número junto com A Favorita), a película está presente na disputa de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme, atingindo o feito de apenas outros 8 longas: A Grande Ilusão (1938), Z (1969), Os Emigrantes (1971), Gritos e Sussurros (1973), O Carteiro e o Poeta (1995), A Vida é Bela (1998), O Tigre e o Dragão (2000) e Amor (2013).

Primeiro filme de herói indicado a Melhor Filme

Ainda que já fosse esperado, Pantera Negra fez história ao ser o primeiro filme de herói indicado ao grande prêmio da noite do Oscar. Logan já havia aberto algumas portas no último ano ao ser lembrado como Melhor Roteiro Adaptado, porém agora a Marvel conseguiu colocar seu nome nos grandes pedestais da temporada. Se o longa tem chance de vitória já é outra história, mas é inevitável reconhecer sua importância.

Spike Lee

Spike Lee fez, novamente, história nesse ano. Além de ter sido lembrado pelo Oscar após 29 anos (sua última indicação havia sido por Melhor Roteiro Original em 1990), ele se tornou o primeiro negro indicado as duas categorias de roteiro – além de original, ele foi indicado esse ano de Melhor Roteiro Adaptado por Infiltrado na Klan.

Ele ainda se tornou o sexto negro a ser lembrado na categoria de Melhor Direção, se juntando a John Singleton (1992), Lee Daniels (2010), Steve McQueen (2014), Barry Jenkins (2017) e Jordan Peele (2018). Uma mulher negra jamais foi lembrada nessa mesma categoria.

Na edição de 1990, a atriz Kim Basinger fugiu do roteiro para expressar sua indignação com a Academia pela esnobada de Faça a coisa certa!. Confira o vídeo, em inglês:

O destaque de Homem-Aranha no Aranhaverso

Homem-Aranha no Aranhaverso teve duas fortes e importantes curiosidades atreladas a seu currículo. A primeira é de ser apenas o segundo filme animado baseado em HQ’s a ser indicado na categoria de Melhor Animação, já que o primeiro foi Big Hero 6, em 2015. A segunda é de um dos diretores da obra, Peter Ramsey, ser o primeiro negro indicado na mesma categoria.

Lady Gaga e sua voz

Em seu primeiro ano de destaque na carreira como atriz, Lady Gaga já poderia ter ficado bastante feliz ao ser relembrada pela categoria de Melhor Atriz, inclusive estando no páreo para vencer. Porém, ela ainda pode se mostrar mais felizarda por ter também sido lembrada na categoria de Melhor Canção Original, por sua performance em “Shallow”. Com esses dois feitos, Gaga se tornou a única pessoa indicada nas categorias de atuação e canção original.

Melissa McCarthy com Oscar e Framboesa de Ouro

Melissa McCarthy igualou o feito de outros 5 atores sendo indicada, no mesmo ano, ao Framboesa de Ouro e ao Oscar. Caso leve os troféus, ela ainda poderá repetir o feito Sandra Bullock, que conquistou os dois prêmios em 2010. Os outros atores a terem tido o mesmo “feito” são: Jack Nicholson (1992), Uma Thurmam (1994), Christopher Walken (2002) e Alec Baldwin (2003).

Força da Netflix

Antes coadjuvante e com indicações apenas para documentários, a Netflix se pavimentou como uma das grandes produtoras e distribuidoras de cinema do mundo. Esse espaço foi firma com a conquista de 13 indicações ao Oscar desse ano, se dividindo entre Roma (10) e A Balada de Buster Scruggs (3). Com isso e a possibilidade de uma vitória como Melhor Filme, o canal de streaming se mostra forte e presente para os próximos anos de disputa.

Yalitza Aparicio e as latinas

Dentre os grandes destaques positivos para Roma, a atuação de Yalitza Aparicio sempre foi um dos maiores detalhes. Sendo assim, nada mais justo que a sua indicação como Melhor Atriz, quebrando um tabu de 14 anos sem atrizes latinas na categoria. Ela se junta a Fernanda Montenegro (1999), Salma Hayek (2003) e Catalina Sandino Moreno (2005), além de ser a segunda mexicana lembrada – a primeira foi Hayek.

Steve Spielberg e suas 131 indicações

Ok, isso pode parecer um tanto quanto bizarro, porém mostra o amor e reconhecimento que Steven Spielberg possui pela Academia. Tendo apenas 5 de todos os seus filmes não indicados a alguma categoria no Oscar, ele teve nesse ano outra lembrança por uma produção sua: Jogador Número 1, votado como Melhor Efeitos Visuais. Dessa maneira,  Spielberg contabiliza 131 indicações a obras dirigidas por ele, um número realmente absurdo e notável.

Terceira mulher negra com mais indicações

A figurinista Ruth E. Carter se juntou a Viola Davis e Octavia Spencer como as mulheres negra com mais indicações ao Oscar, com 3 cada. Carter, que entrou na disputa esse ano por Pantera Negra, já havia sido lembrada anteriormente por Malcolm X (1993) e Amistad (1998), ambas sem vitórias. Spencer e Davis já conquistaram, cada uma, um troféu por atuação.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *