Elizabeth Bishop será homenageada na FLIP 2020

Foi anunciado, na última segunda (25), que a poeta americana Elizabeth Bishop será a homenageada na próxima edição da FLIP, em 2020. A Feira Literária Internacional de Paraty, na qual irá acontecer entre 29 de julho a 2 de agosto de 2020, sempre teve homenageados brasileiros anualmente. Entretanto, dessa vez, haverá uma novidade na escolha.

Fernanda Diamant, curadora pelo segundo ano consecutivo, justificou a escolha como pelo fato de Bishop “além de ser uma das grandes autoras do século 20, ela tem um olhar estrangeiro e conflituoso em relação ao Brasil”. A escolha, no entanto, não foi aceitada de forma completa, com intensos debates sobre o porque teria acontecido.

O poeta e crítico literário Leonardo Gandolfi disse, em um artigo de opinião na Folha de São Paulo, que “homenagear Elizabeth Bishop é ler a nossa cultura de fora para dentro”. O autor Joca Reiners Terron comentou em seu twitter o fato do período para essa escolha não ter sido o dos melhores.”Quanto ao timing da escolha da direitosa, borracha e sapatona poeta, concordo com a grita: não poderia ser pior”, falou.

Apesar disso, ainda tiveram alguns nomes a favor dessa questão. Um deles foi Paulo Henriques Britto, tradutor do livro de cartas de Elizabeth. Falando com a Folha, ele disse ter visto com bons olhos essa novidade, contando que “além de ter tematizado o Brasil, Bishop é uma poeta muito boa”.

Elizabeth Bishop é considerada um dos nomes mais importantes da poesia americana no século XX. Ela possui uma profunda ligação com o Brasil, país na qual viveu durante bastante tempo de sua trajetória. A autora acabou por falecer em outubro de 1979, nos Estados Unidos.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *