Greve dos roteiristas deve chegar ao fim. E agora?

No fim deste domingo nos Estados Unidos e na madrugada no Brasil, o WGA, Sindicato dos Roteiristas de Hollywood, anunciou que aceitou os termos do acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers, a associação dos estúdios do audiovisual americano. Com isso, a greve que já dura quase 150 dias deve acabar em breve com alguma resolução, mesmo depois de muitos problemas na discussão. De início, por parte dos estúdios, ao não aceitaram nenhum mínimo termo ou pedido. Depois, a mesma aliança ser extremamente intransigente nas negociações já após o começo da greve.

Apesar do acordo, as coisas ainda vão demorar um pouco mais para andar no cinema hollywoodiano. Por alguns motivos. O principal deles é que, independente de tudo, o WGA aprovou uma resolução que só voltará ao funcionamento pleno assim que o acordo com o SAG, o Sindicato dos Atores, ser também resolvido. O problema é que a conversa entre atores e os estúdios ainda nem começou de vez e a relação está bem mais estremecida. É preciso lembrar que, na coletiva de anúncio da paralisação, os presidentes dos atores foram bem mais assertivos contra as grandes empresas. A greve pode durar ainda bem mais, porém é preciso esperar.

Outro ponto é que o WGA não divulgou os termos do acordo. Ou seja, o público não sabe oficialmente se todas as revindicações foram atendidas integralmente, como os residuais do streaming, questões relativas a inteligência artificial e mais. O texto completo será levado para a votação provavelmente nesta terça-feira (dia 26) pelos roteiristas sindicalizados. Caso eles aceitem, aí sim a greve estará de vez encerrada. Mas o debate pode durar alguns dias. Para se ter ideia, na greve de 2007-08, o acordo foi fechado no dia 96 e o fim da paralisação só realmente foi aprovado no dia 100. Ou seja, é possível que dure ainda alguns dias.

Pelo que está sendo levantado, é bem provável que exista um retorno primordial apenas de talk shows e programas ao vivo. Esses que precisam de menos roteiristas e tem uma necessidade também de retorno mais imediata, visto que envolvem menos dinheiro que grandes filmes, por exemplo. De acordo com a Variety, eles podem retornar já no início de outubro. No entanto, as coisas realmente devem parar por aí. As gravações vão continuar interrompidas sem atores e, no máximo, roteiristas voltarão a escrever, mas sem muitas perspectivas sobre o que virá nos próximos meses. Afinal, agora o Sindicato dos Atores tem a continuidade de Hollywood pelos próximos meses na mão e poderão negociar da melhor forma possível.

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *