“Vai dar para sentir a pandemia já presente em alguns títulos”

Foi dada, de vez, a largada para a 44ª Mostra de Cinema de São Paulo. Um dos maiores festivais do país, teve uma coletiva online de imprensa nesse sábado, dia 10, abordando tudo sobre a produção do evento e, obviamente, os longas que estão em exibição. Com a pandemia do coronavírus, tudo será um pouco diferente. A Mostra de 2020 será inteiramente online, com algumas exibições em dois drive-ins pela cidade – mesmo com o governo de São Paulo tendo autorizado já a reabertura dos cinemas. Com necessidade de se programar desde cedo, a ideia foi acabar recorrendo a totalidade digital. Segundo Renata de Almeida, diretora da Mostra, uma plataforma online exclusiva será utilizada, que também foi usada em outros festivais pelo mundo a fora.

“A gente optou por dar o acesso, e o acesso era através do streaming”

Confira a vinheta do evento:

Ao todo serão 198 filmes de 71 países. De acordo com Renata, esse ano dois países estreiam na programação: Lesoto e Ruanda. Ainda foi divulgado que o filme de abertura será o mexicano Nova Ordem, dirigido por Michel Franco. A diretora do festival destacou que esse “reflete questões que o Brasil também tem”. Outros longas também foram anunciados, como Coronation, Mães de Verdade, Siberia, Todos os Mortos, entre outros.

Renata destaca, como já é possível observar, que o coronavírus será algo constante para a programação do evento:

“Você vai sentir que a pandemia já está presente em alguns títulos. É algo bem interessante”

O Urso de Ouro no Festival de Berlim, There is no Evil, também foi um dos selecionados.

A obra de abertura ficará disponível apenas por 24 horas na plataforma ou até chegar 1 mil visualizações. Já os outros filmes estarão disponíveis até chegar em 2 mil visualizações, sem questões de tempo.

Entre as homenagens, a principal é da produtora Sara Silveira, que irá ganhar o prêmio Leon Cakoff. Os funcionários da Cinemateca Brasileira também vão receber um prêmio, o de Humanidade.

A Mostra de São Paulo 2020 acontece entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro. Para mais informações sobre locais, preços, entre outros, é só conferir o site do evento.

 

Veja, abaixo, a lista completa dos filmes:

PERSPECTIVA INTERNACIONAL

499, de Rodrigo Reyes (EUA, MÉXICO)

1986, de Lothar Herzog (ALEMANHA, BELARUS)

A ARTE DE DERRUBAR /THE ART OF FALLISM, de Aslaug Aarsæther e Gunnbjørg Gunnarsdottir (NORUEGA, ÁFRICA DO SUL)

A DEUSA DOS VAGALUMES / GODDESS OF THE FIREFLIES, de Anaïs Barbeau-Lavalette (CANADÁ)

A HERDADE / THE DOMAIN, de Tiago Guedes (PORTUGAL, FRANÇA)

A PASTORA E AS SETE CANÇÕES / THE SHEPHERDESS AND THE SEVEN SONGS, de Pushpendra Singh (ÍNDIA)

A SAÍDA DOS TRENS / THE EXIT OF THE TRAINS, de Radu Jude e Adrian Cioflâncă (ROMÊNIA)

ANERCA, RESPIRAÇÃO DA VIDA / ANERCA, BREATH OF LIFE, de Markku Lehmuskallio e Johannes Lehmuskallio (FINLÂNDIA)

AO ENTARDECER / IN THE DUSK, de Sharunas Bartas (LITUÂNIA, FRANÇA, REPÚBLICA TCHECA, SÉRVIA, PORTUGAL, LETÔNIA)

ARAÑA / SPIDER, de Andrés Wood (CHILE, ARGENTINA, BRASIL)

AS VEIAS DO MUNDO / VEINS OF THE WORLD, de Byambasuren Davaa (ALEMANHA, MONGÓLIA)

ASSIM DESSE JEITO / JUST LIKE THAT, de Kislay (ÍNDIA)

BEANS, de Tracey Deer (CANADÁ)

BERLIN ALEXANDERPLATZ, de Burhan Qurbani (ALEMANHA, HOLANDA)

CICLO SOLITÁRIO / SINGLE CYCLE, de Qi Zhang (CHINA)

CORRENDO PARA O CÉU / RUNNING TO THE SKY, de Mirlan Abdykalykov (QUIRGUISTÃO)

CORVOS / CROWS, de Naghi Nemati (IRÃ, CANADÁ)

COZINHAR F*DER MATAR / COOK F**K KILL, de Mira Fornay (REPÚBLICA TCHECA, ESLOVÁQUIA)

CRIANÇAS DO SOL    / SUN CHILDREN, de Majid Majidi (IRÃ)

DAU. DEGENERAÇÃO / DAU. DEGENERATION, de Ilya Khrzhanovsky e Jekaterina Oertel (ALEMANHA, UCRÂNIA, REINO UNIDO)

DAU. NATASHA / DAU. NATASHA, de Ilya Khrzhanovsky e Jekaterina Oertel (ALEMANHA, UCRÂNIA, REINO UNIDO)

DIAS / DAYS, de Tsai Ming-Liang (TAIWAN)

ENTRE MORTES / IN BETWEEN DYING, de Hilal Baydarov (AZERBAIJÃO, MÉXICO, EUA)

ENTRE O CÉU E A TERRA / BETWEEN HEAVEN AND EARTH, de Najwa Najjar (PALESTINA, LUXEMBURGO, ISLÂNDIA)

ESTAVA CHOVENDO PÁSSAROS / AND THE BIRDS RAINED DOWN, de Louise Archambault (CANADÁ)

FEVEREIRO / FEBRUARY, de Kamen Kalev (BULGÁRIA, FRANÇA)

GATO NA PAREDE / CAT IN THE WALL, de Mina Mileva e Vesela Kazakova (BULGÁRIA, REINO UNIDO, FRANÇA)

GÊNERO, PAN / LAHI, HAYOP, de Lav Diaz (FILIPINAS)

GUERRA, de José Oliveira e Marta Ramos (PORTUGAL)

IMPEDIMENTO EM CARTUM / KHARTOUM OFFSIDE, de Marwa Zein (SUDÃO, NORUEGA, DINAMARCA)

IRMÃS SEPARADAS / SISTERS APART, de Daphne Charizani (ALEMANHA, GRÉCIA)

ISSO NÃO É UM ENTERRO, É UMA RESSURREIÇÃO / THIS IS NOT A BURIAL, IT`S A RESURRECTION, de Lemohang Jeremiah Mosese (LESOTO, ÁFRICA DO SUL, ITÁLIA)

JANTAR NA AMÉRICA / DINNER IN AMERICA, de Adam Rehmeier (EUA)

KUBRICK POR KUBRICK / KUBRICK BY KUBRICK, de Grégory Monro (FRANÇA)

MÃES DE VERDADE / TRUE MOTHERS, de Naomi Kawase (JAPÃO)

MALMKROG, de Cristi Puiu (ROMÊNIA, SÉRVIA, SUÍÇA, SUÉCIA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, MACEDÔNIA DO NORTE)

MEU REMBRANDT / MY REMBRANDT, de Oeke Hoogendijk (HOLANDA)

MINHA INCRÍVEL WANDA / MY WONDEFUL WANDA, de Bettina Oberli (SUÍÇA)

MINHA IRMÃ / MY LITTLE SISTER, de Stéphanie Chuat e Véronique Reymond (SUÍÇA)

MISS MARX, de Susanna Nicchiarelli (ITÁLIA, BÉLGICA)

MURMÚRIO / MURMUR, de Heather Young (CANADÁ)

NADANDO ATÉ O MAR SE TORNAR AZUL / SWIMMING OUT TILL THE SEA TURNS BLUE, de Jia Zhangke (CHINA)

NADIA, BORBOLETA / NADIA, BUTTERFLY, de Pascal Plante (CANADÁ)

NÃO HÁ MAL ALGUM / THERE IS NO EVIL, de Mohammad Rasoulof (IRÃ, ALEMANHA, REPÚBLICA TCHECA)

NARIZ SANGRANDO, BOLSOS VAZIOS / BLOODY NOSE EMPTY POCKETS, de Bill Ross IV e Turner Ross (EUA)

NIMBY, de Teemu Nikki (FINLÂNDIA)

NOSSA SENHORA DO NILO / OUR LADY OF THE NILE, de Atiq Rahimi (FRANÇA, BÉLGICA, RUANDA)

NOTTURNO, de Gianfranco Rosi (ITÁLIA, FRANÇA, ALEMANHA)

NÚMEROS / NUMBERS, de Oleg Sentsov e Akhtem Seitablaev (UCRÂNIA, POLÔNIA, REPÚBLICA TCHECA, FRANÇA)

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS / THE YEAR OF THE DEATH OF RICARDO REIS, de João Botelho (PORTUGAL)

O CAMINHO PARA MOSCOU / ONE WAY TO MOSCOW, de Micha Lewinsky (SUÍÇA)

O CHARLATÃO / CHARLATAN, de Agnieszka Holland (REPÚBLICA TCHECA)

O CLUBE VINLAND / THE VINLAND CLUB, de Benoit Pilon (CANADÁ)

O DESPERTAR DE FANNY LYE / FANNY LYE DELIVER`D, de Thomas Clay (REINO UNIDO, ALEMANHA)

O NEON ATRAVÉS DO OCEANO / THE NEON ACROSS THE OCEAN, de Matthew Victor Pastor (FILIPINAS, AUSTRÁLIA)

O PARAÍSO DA SERPENTE    / SERPENT`S PARADISE, de Bernardo Arellano (ITÁLIA, MÉXICO, EUA)

O SÉCULO 20 / THE TWENTIETH CENTURY, de Matthew Rankin (CANADÁ)

O ÚLTIMO BANHO / THE LAST BATH, de David Bonneville (FRANÇA, PORTUGAL)

OLLIVER HAWK, O HIPNOTIZADOR / OLLIVER HAWK, THE HYPNOTIST, de Arthur Franck (FINLÂNDIA)

ORDEM MORAL / MORAL ORDER, de Mário Barroso (PORTUGAL)

PAI / FATHER, de Srdan Golubović (SÉRVIA)

PAISAGEM NA SOMBRA / SHADOW COUNTRY, de Bohdan Sláma (REPÚBLICA TCHECA)

POPPIE NONGENA / POPPIE NONGENA, de Christiaan Olwagen (ÁFRICA DO SUL)

PRAZER, CAMARADAS! / A PLEASURE, COMRADES!, de José Filipe Costa (PORTUGAL)

QUANDO A LUA ESTAVA CHEIA / WHEN THE MOON WAS FULL, de Narges Abyar (IRÃ)

QUANDO ANOITECE / THE EVENING HOUR, de Braden King (EUA)

ROSE INTERPRETA JULIE / ROSE PLAYS JULIE, de Joe Lawlor e Christine Molloy (IRLANDA, REINO UNIDO)

SEM CABEÇA / HEADLESS, de Kaveh Sajjadi Hosseini (IRÃ)

SEM SOM / SOUNDLESS, de Behrang Dezfoulizadeh (IRÃ)

SEM VOZ / THE VOICELESS, de Pascal Rabaté (FRANÇA)

SHIRLEY / SHIRLEY, de Josephine Decker (EUA)

SIBÉRIA / SIBERIA, de Abel Ferrara (ITÁLIA, ALEMANHA, MÉXICO)

SOROS / SOROS, de Jesse Dylan (EUA)

SPORTIN` LIFE / SPORTIN` LIFE, de Abel Ferrara (FRANÇA)

STARDUST, de Gabriel Range (REINO UNIDO)

UIVOS SÃO OUVIDOS / THE HOWLS, de Julio Hernández Cordón (MÉXICO)

UM CRIME COMUM / A COMMON CRIME, de Francisco Márquez (ARGENTINA, BRASIL, SUÍÇA)

VENCIDOS DA VIDA / VENCIDOS DA VIDA, de Rodrigo Areias (PORTUGAL)

VIVOS, de Ai Weiwei (ALEMANHA, MÉXICO)

WALDEN, de Bojena Horackova (FRANÇA, LITUÂNIA)

WELCOME TO CHECHNYA, de David France (EUA)

WINONA, de Alexandros Voulgaris (GRÉCIA)

 

COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

17 QUADRAS  / 17 BLOCKS, de Davy Rothbart (EUA)

9,75, de Uluç Bayraktar (TURQUIA)

A MARINA / LA MARINA, de Étienne Galloy e Christophe Levac (CANADÁ)

A MORTE DO CINEMA E DO MEU PAI TAMBÉM/ THE DEATH OF CINEMA AND MY FATHER TOO, de Dani Rosenberg (ISRAEL)

A TERRA É AZUL COMO UMA LARANJA / THE EARTH IS BLUE AS AN ORANGE, de Iryna Tsilyk (UCRÂNIA, LITUÂNIA)

A VIDA NA ESTRADA / LIFE ON THE ROAD, de Sidra Rezwan, Salwa Soleiman Sedo, Ekhlas Heydar Samubud e Adnan Faroq (IRAQUE)

AL-SHAFAQ – QUANDO O CÉU SE DIVIDE / AL-SHAFAQ – WHEN HEAVEN DIVIDES, de Esen Isik (SUÍÇA)

ANIMA, de Reza Golchin (IRÃ)

ANIMAIS NUS / NAKED ANIMALS, de Melanie Waelde (ALEMANHA)

APENAS MORTAIS / BEING MORTAL, de Liu Ze (CHINA)

ASSIM COMO ACIMA, ABAIXO / AS ABOVE, SO BELOW, de Sarah Fancis (LÍBANO)

CALAZAR / KALA AZAR, de Janis Rafa (HOLANDA, GRÉCIA)

CAMINHANDO CONTRA O VENTO / STRIDING INTO THE WIND, de Shujun Wei (CHINA)

CANDANGO: MEMÓRIAS DO FESTIVAL, de Lino Meireles (BRASIL)

CASA DE ANTIGUIDADES, de João Paulo Miranda Maria (BRASIL, FRANÇA)

CASULO / COCOON, de Leonie Krippendorff (ALEMANHA)

CAVALEIRO DE VERÃO / SUMMER KNIGHT, de Xing You (CHINA)

CHICO REI ENTRE NÓS, de Joyce Prado (BRASIL)

CHICO VENTANA QUERIA TER UM SUBMARINO / CHICO VENTANA TAMBIÉN QUISIERA TENER UN

SUBMARINO, de Alex Piperno (URUGUAI, ARGENTINA, BRASIL, HOLANDA, FILIPINAS)

CICLO SOLITÁRIO / SINGLE CYCLE, de Qi Zhang (CHINA)

COLÔMBIA ERA NOSSA / COLOMBIA IN MY ARMS, de Jenni Kivistö e Jussi Rastas (FINLÂNDIA, DINAMARCA, SUÉCIA, FRANÇA)

CONTOS DA PRISÃO / TALES FROM THE PRISON CELL, de Abel Visky (HUNGRIA, CROÁCIA, REINO UNIDO)

CURRAL, de Marcelo Brennand (BRASIL)

DE VOLTA A VISEGRAD / BACK TO VISEGRAD, de Antoine Jaccoud e Julie Biro (SUÍÇA)

DE VOLTA PARA CASA – MARINA ABRAMOVIC E SEUS FILHOS / HOMECOMING – MARINA ABRAMOVIC AND HER CHILDREN, de Boris Miljkovic (SÉRVIA)

DENTE POR DENTE, de Julio Taubkin e Pedro Arantes (BRASIL)

DESENTERRAR / DIGGER, de Georgis Grigorakis (GRÉCIA, FRANÇA)

DEZESSEIS PRIMAVERAS / SPRING BLOSSOM, de Suzanne Lindon (FRANÇA)

EEB ALLAY OOO!, de Prateek Vats (ÍNDIA)

EM MEUS SONHOS / IN MY DREAM, de Murat Çeri (TURQUIA)

ENTRE CÃO E LOBO / BETWEEN DOG AND WOLF, de Irene Gutiérrez (ESPANHA, CUBA)

EQUINÓCIO / EQUINOX, de Lena Knauss (ALEMANHA)

ESPACATE / SPAGAT, de Christian Johannes Koch (SUÍÇA)

ESTE É MEU DESEJO / THIS IS MY DESIRE, de Arie Esiri e Chuko Esiri (NIGÉRIA)

EXTASE, de Moara Passoni (BRASIL, EUA)

EXÍLIO / EXILE, de Visar Morina (ALEMANHA, BÉLGICA, KOSOVO)

FAREWELL AMOR, de Ekwa Msangi (EUA)

FEELS GOOD MAN, de Arthur Jones (EUA)

FILHO DE BOI, de Haroldo Borges (BRASIL)

FÁBULAS RUINS / BAD TALES, de Fabio & Damiano D`Innocenzo (ITÁLIA, SUÍÇA)

GATILHO / TRIGGER, de Pavel Ganin (RÚSSIA)

HAVEL, de Slávek Horák (REPÚBLICA TCHECA)

IRMÃ, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes (BRASIL)

JOSEP, de Aurélien Froment (ESPANHA, BÉLGICA, FRANÇA)

KAIRÓS, de Nicolás Buenaventura Vidal (FRANÇA, COLÔMBIA)

LA FRANCISCA, UMA JUVENTUDE CHILENA / LA FRANCISCA, A CHILEAN YOUTH, de Rodrigo Litorriaga (CHILE, FRANÇA, BÉLGICA)

LABIRINTO YO`EME / LABERINTO YO`EME, de Sergi Pedro Ros (MÉXICO, ESPANHA)

LIMIAR / THRESHOLD, de Rouzbeh Akhbari e Felix Kalmenson (CANADÁ, ARMÊNIA, TURQUIA)

LORELEI, de SABRINA DOYLE (EUA)

LUA VERMELHA / RED MOON TIDE, de Lois Patiño (ESPANHA)

LUXOR, de Zeina Durra (EGITO, REINO UNIDO)

MAMÃE, MAMÃE, MAMÃE / MUM, MUM, MUM, de Sol Berruezo Pichon-Rivière (ARGENTINA)

MAR DE DENTRO, de Dainara Toffoli (BRASIL)

MATE-O E DEIXE ESTA CIDADE / KILL IT AND LEAVE THIS TOWN, de Mariusz Wilczyński (POLÔNIA)

MATRIARCA / MATER, de Jure Pavlovic (CROÁCIA, SÉRVIA, FRANÇA, BOSNIA-HERZEGOVINA)

MEU CORAÇÃO SÓ IRÁ BATER SE VOCÊ PEDIR / MY HEART CAN`T BEAT UNLESS YOU TELL IT TO, de Jonathan Cuartas (EUA)

MOSQUITO, de Nuno Pinto (PORTUGAL, BRASIL, FRANÇA)

MULHER OCEANO, de Djin Sganzerla (BRASIL, JAPÃO)

MÃE DE ALUGUEL / THE SURROGATE, de Jeremy Hersh (EUA)

NEM HERÓI NEM TRAIDOR / NEITHER HERO NOR TRAITOR, de Nicolás Savignone (ARGENTINA)

O LIVRO DOS PRAZERES, de Marcela Lordy (BRASIL, ARGENTINA)

O NARIZ OU A CONSPIRAÇÃO DOS DISSIDENTES / NOS ILI ZAGOVOR NETAKIKH, de Andrey Khrzhanovsky (RÚSSIA)

O NOME ENCRAVADO EM SEU CORAÇÃO / THE NAME ENGRAVED IN YOUR HEART, de Kuang-Hui LIU (TAIWAN)

O PEQUENO REFUGIADO / THE LITTLE REFUGEE, de Batin Ghobadi (TURQUIA, IRÃ)

O PERGAMINHO VERMELHO, de Nelson Botter Jr. (BRASIL)

O PROBLEMA DE NASCER / THE TROUBLE WITH BEING BORN, de Sandra Wollner (ÁUSTRIA, ALEMANHA)

O SANTO DO IMPOSSÍVEL / THE SAINT OF THE IMPOSSIBLE, de Marc Raymond Wilkins (SUÍÇA)

O TREMOR / THE TREMOR, de Balaji Vembu Chelli (ÍNDIA)

OS NOMES DAS FLORES / THE NAMES OF THE FLOWERS, de Bahman Tavoosi (BOLÍVIA, CANADÁ, EUA, CATAR)

PANQUIACO, de Ana Elena Tejera (PANAMÁ)

PARI, de Siamak Etemadi (GRÉCIA, FRANÇA, HOLANDA, BULGÁRIA)

PIEDRA SOLA, de Alejandro Telémaco Tarraf (ARGENTINA, MÉXICO, CATAR, REINO UNIDO)

PILATOS / PILATE, de Linda Dombrovszky (HUNGRIA)

PROBLEMAS COM A NATUREZA / THE TROUBLE WITH NATURE, de Illum Jacobi (DINAMARCA, FRANÇA)

REBELDES DE VERÃO / SUMMER REBELS, de Martina Saková (ALEMANHA, ESLOVÁQUIA)

SAMBA DE SANTO – RESISTÊNCIA AFRO-BAIANA, de Betão Aguiar (BRASIL)

SANGUINETTI, de Christian Diaz Pardo (MÉXICO, CHILE)

SEM RESSENTIMENTOS / NO HARD FEELINGS, de Faraz Shariat (ALEMANHA)

SILÊNCIO E PÔR DO SOL / SILENCE AND SUNSET, de Kazufumi Umemura (JAPÃO)

SOLO / SOIL, de Sevgi Hirschhäuser (ALEMANHA, TURQUIA)

SUMMERTIME, de Carlos López Estrada (EUA)

SUOR / SWEAT, de Magnus von Horn (POLÔNIA, SUÉCIA)

TENTEHAR – ARQUITETURA DO SENSÍVEL, de Paloma Rocha (BRASIL)

UMA MÁQUINA PARA HABITAR / A MACHINE TO LIVE IN, de Yoni Goldstein e Meredith Zielke (EUA)

VALENTINA, de Cássio Pereira dos Santos (BRASIL)

VERÃO BRANCO / SUMMER WHITE, de Rodrigo Ruiz Patterson (MÉXICO)

XEQUE MATE, de Bruna Piantino (BRASIL, URUGUAI)

ZANKA CONTACT, de Ismaël El Iraki (FRANÇA, MARROCOS, BÉLGICA)

 

MOSTRA BRASIL

#EAGORAOQUE, de Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald

ANA. SEM TÍTULO, de Lucia Murat

AS ÓRBITAS DA ÁGUA, de Frederico Machado

CIDADE PÁSSARO, de Matias Mariani

CRACOLÂNDIA, de Edu Felistoque

ENTRE NÓS, UM SEGREDO, de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté

GLAUBER, CLARO, de César Meneghetti

LAMAÇAL, de Franco Verdoia

LUZ ACESA, de Guilherme Coelho

NAS ASAS DA PAN AM, de Silvio Tendler

NHEENGATU, de José Barahona

O LODO, de Helvécio Ratton

SOBRADINHO, de Marília Hughes e Cláudio Marques

TODAS AS MELODIAS, de Marco Abujamra

UM DIA COM JERUSA, de Viviane Ferreira

VERLUST, de Esmir Filho

 

APRESENTAÇÃO ESPECIAL

A VISITA / LAI FANG, de Jia Zhangke (CHINA)

CORONATION, de Ai Weiwei (CHINA)

ESCONDIDA / HIDDEN, de Jafar Panahi (FRANÇA)

LA PLANTA, de Beto Brant (BRASIL)

O ADIVINHADOR / STUMP THE GUESSER, de Evan Johnson, Galen Johnson, Guy Maddin (CANADÁ)

OS CAÇADORES DE COELHOS / THE RABBIT HUNTERS, de Evan Johnson, Galen Johnson e Guy Maddin (CANADÁ)

UMA NOITE NA ÓPERA / A NIGHT AT THE OPERA, de Sergei Loznitsa (FRANÇA)

 

PRÊMIO LEON CAKOFF – SARA SILVEIRA

TODOS OS MORTOS, de Marco Dutra e Caetano Gotardo (BRASIL, FRANÇA)

 

PRÊMIO HUMANIDADE – FREDERICK WISEMAN

CITY HALL, de Frederick Wiseman (EUA)

 

UM OLHAR SOBRE FERNANDO CONI CAMPOS 

LADRÕES DE CINEMA, de Fernando Coni Campos (BRASIL)

MÁGICO E O DELEGADO, de Fernando Coni Campos (BRASIL)

VIAGEM AO FIM DO MUNDO, de Fernando Coni Campos (BRASIL)

Comentários

Cláudio Gabriel

É apaixonado por cinema, séries, música, quadrinhos e qualquer elemento da cultura pop que o faça feliz. Seu maior sonho é ver o Senta Aí sendo reconhecido... e acha que isso está mais próximo do que se espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *