5 livros pra curtir o clima do verão (pelo menos, em teoria)

É verão e os termômetros não negam.

A temperatura está alta e o corpo pede socorro. No entanto, ainda que uma praia, cachoeira ou programas ao ar livre sejam os mais buscados durante essa época, muita gente ainda prefere se aconchegar no canto mais fresco de casa e curtir uma leitura ou até mesmo uma boa maratona (de filme ou de série, tanto faz).

Pensando nisso, a gente separou alguns títulos que vão fazer o leitor sentir o clima de verão sem precisar sair do seu cantinho. Não, não estou falando da temperatura inacreditavelmente alta, mas sim daquela estética de férias, piscina, arzinho fresco etc. A parte boa do verão.

Me chame pelo seu nome, Andre Aciman

Resultado de imagem para call me by your name andre aciman

Lançado em 2007, o romance se passa no verão de 1987, em uma pequena cidade da Itália. É lá que o intelectualmente precoce Elio Pearlman, de 17 anos, passa as férias todos os anos com seus pais. As coisas parecem monótonas até a chegada do estudante universitário Oliver, aluno de seu pai, que vai passar uma temporada com a família. Então, surge entre os dois uma relação intensa de amizade, desejo e algo mais profundo, que muda para sempre a vida do jovem Elio.

A narrativa de Aciman não é só uma esplêndida história sobre o poder das memórias e das experiências que vivemos, tampouco somente uma envolvente fábula sobre desejo e intimidade, mas também um romance de época em sua maneira mais tradicional: o cenário da cidade de Bordighera, junto às descrições da rotina da família na villa, oferecem ao leitor um prazer extra para a história sendo contada.

O verão que mudou minha vida, Jenny Han

Resultado de imagem para the summer i turned pretty

É provável que você conheça Jenny Han pelo estrondoso sucesso de seu livro Para todos os garotos que já amei, que por sua vez rendeu um sucesso ainda maior com sua adaptação cinematográfica com Lana Condor Noah Centineo. Antes da história de Lara Jean conquistar o mundo, Han já impressionava os leitores com seu poder para histórias de romance com a trilogia O verão que mudou minha vida. 

Toda a trilogia segue as desventuras de Belly Conklin durante os verões que ela passa em Cousin’s Beach. Além de sua mãe e o irmão mais velho, a jovem conta com a companhia da melhor amiga de sua mãe e dos dois filhos dela, Jeremiah e Conrad. O primeiro livro se inicia conforme o aniversário de 16 anos da protagonista se aproxima, e como as coisas mudam entre ela e a dupla de irmãos, que podem ser mais do que amigos. Assim como muitos dessa lista, a trilogia de Han não é só sobre romance e verão, mas também sobre o amadurecimento que essa época traz.

O talentoso Ripley

Resultado de imagem para o talentoso ripley patricia highsmith

Patricia Highsmith é um dos nomes mais célebres na literatura quando o assunto é thriller ou o velho suspense psicológico. Um de seus títulos mais famosos é O Talentoso Ripley, o primeiro de uma série de cinco livros. Todos eles seguem Tom Ripley, um homem de talentos incomuns: ele é capaz de imitar perfeitamente uma pessoa, incluindo sua voz, trejeitos, e até mesmo assinatura.

No primeiro livro, Tom conhece um empresário que lhe oferece uma boa quantidade em dinheiro para ir buscar seu filho Dickie na Itália. Graças ao seu charme e carisma, Ripley rapidamente cai nas graças do jovem milionária e de sua namorada, Marge Sherwood. Com uma série de eventos imprevisíveis, a idílica locação europeia, personagens complexos e uma narrativa inteligente fazem deste um dos melhores romances para se ler no verão. Ou em qualquer outra estação, na verdade.

Os livros de Highsmith sobre Ripley foram adaptados diversas vezes para as telas e até mesmo para o rádio, sendo a adaptação mais famosa a película de 1999 dirigida por Anthony Mingella, trazendo nomes de peso como Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Jude Law nos papéis principais.

Ao farol, Virginia Woolf

Resultado de imagem para virginia woolf lighthouse

Esse é um dos títulos mais diferenciados da lista. Embora ainda traga um plot similar aos outros, os eventos aqui ficam em segundo lugar para a narração introspectiva e filosófica de Woolf. Lançado em 1927, a história segue a família Ramsay e suas visitas à Ilha de Skye, na Escócia, entre os anos de 1910 e 1920. Entre os temas abordados, há a perda, o amadurecimento, a percepção e a subjetividade do tempo e a natureza da arte em si. Vale a leitura e é um ótimo material para conhecer Virginia Woolf.

Amor e Gelato, Jenna Evans Welch

Imagem relacionada

Lançado em 2017 no Brasil pela Intrínseca, o romance de Jenna Evans Welch parece preencher todas as lacunas necessárias de uma boa aventura romântica. A história segue as férias de Lina, que vai passar o verão na Toscana com o pai que ela não vê há dezesseis anos. Embora férias ensolaradas na Itália sejam um sonho para muitos, Lina não estava muito feliz até achar um antigo diário que sua falecida mãe mantinha quando morava na Itália. De repente, a jovem está disposta a descobrir um mundo secreto de romance, arte e padarias escondidas, com a companhia do charmoso Ren.

E aí, sentiu que faltou algum título na lista? É só deixar nos comentários.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *