Coluna da Rafaela | Olhares sobre Lares – A vida doméstica na “Velha” Iguassú
A exposição Olhares sobre Lares – A vida doméstica na “Velha” Iguassú reúne um acervo de objetos que levam os visitantes através de um túnel do tempo. Os visitantes se sentem dentro de uma das casas de moradores da antiga localidade de Nossa Senhora da Piedade de Iguaçu, que deu origem ao município de Nova Iguaçu há 300 anos. São mais de 200 utensílios, como gamela, pilão, rabeca, baús de viagem, entre outros.
A proposta é que a comunidade entenda a sua própria história, se sentindo assim parte dela. Além dos móveis e utensílios, há um álbum de fotografias do século XIX, com fotos do Comendador Bernardino José de Souza e Mello, construtor da Fazenda São Bernardino, na Vila Iguassú e sua esposa. Todas de autoria do fotógrafo da Casa Imperial, Insley Pacheco, ativo no Rio de Janeiro a partir de 1854. É um achado e tanto, já que a Fazenda São Bernardino chegou a ser considerada uma das mais ricas da província do Rio.
Construída em 1875, o local é um conjunto arquitetônico composto por casa grande, senzala e engenho. Na década de 80, um incêndio destruiu o que restava da propriedade que é um Patrimônio Histórico Nacional. Todas essas questões tornam ainda mais interessante a visita e a localização.
A Exposição se encontra na Casa de Cultura Ney Alberto até 28 de Setembro, na Rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro de Nova Iguaçu. Com funcionamento de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.