Com participação tímida em Cannes e Gramado, O Grande Circo Místico é indicado pelo Brasil ao Oscar 2019

Nessa terça-feira (dia 11) foi anunciado na Cinemateca Brasileira o filme que irá representar o Brasil no Oscar 2019. O Grande Circo Místico de Cacá Diegues foi selecionado, entre outras 21 produções brasileiras pela Comissão Nacional de Seleção da Academia Brasileira de Cinema.

Inspirado em um poema de Jorge Lima, o longa que disputará uma posição entre os 5 filmes da categoria de Melhor Filme Estrangeiro, conta a história de uma família circense, de 1910 até os dias atuais. Juliano Cazarré, Mariana Ximenes e Bruna Linzmeyer fazem parte do grande elenco. Chico Buarque e Edu Lobo compõem a trilha sonora da obra.

Os membros da Comissão Nacional de Seleção destacaram o filme como lúdico, poético e que expressa brasilidade que poderá agradar a academia do Oscar. A atriz e integrante da comissão, Bárbara Paz, ressalta: “o filme é um grande poema do Cacá” e que “segundo um consenso, possuía condições de representar o país”. Esses aspectos de condução poética narrativa foram destacados como fundamentais para a escolha do filme. A presidente da comissão, Lucy Barreto, elogiou a “brasilidade, música e alegria” presentes no longa. Os membros da comissão também acreditam que a premiação de filmes como Moonlight, mostram que a academia hollywoodiana está mais aberta a um cinema poético.

Membros da Comissão Nacional de Seleção durante a coletiva na Cinemateca Brasileira. Foto: Zoë Masan

O cineasta e membro da Academia Brasileira de Cinema, Jeferson De, ressaltou a importância do longa O Caso do Homem Errado, da cineasta negra Camila Moraes, estar presente na lista de seleção da comissão. “Foi heróica a maneira como ela chegou na lista dos 22 [filmes]”, afirma. Ele também evidenciou a necessidade da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) se aproximar de realizadores negros para pluralizar as produções cinematográficas brasileiras.

A Secretaria do Audiovisual, com apoio da ANCINE, anunciou durante a coletiva que será destinado R$ 200 mil para a divulgação internacional do filme. A estreia no Brasil está prevista para 15 de novembro.

O Grande Circo Místico é o 7° filme de Cacá Diegues a tentar indicação ao Oscar. Xica da Silva, Um Trem para As Estrelas, Bye Bye Brasil, Dias Melhores Virão, Tieta do Agreste e Orfeu estão entre os filmes selecionados do diretor. No entanto, nenhum deles chegou a ficar entre os 5 filmes da seleção final do Oscar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *