Entrevista com Jason Lutes, autor de Berlim
Senta Aí: Como surgiu a ideia de Berlim?
Jason Lutes: Eu estava terminando Jar of Fools, minha primeira história em quadrinhos, e senti que havia desenvolvido o habilidades para fazer quadrinhos sobre qualquer coisa que eu quisesse. Enquanto estava nesse estado de espírito, ansioso para começar em outro projeto, encontrei um anúncio de revista de um livro chamado Berlim, de Bertolt Brecht. A cópia do anúncio incluía a frase, “And the jazz bands played on while the world spun out of control”. Naquele momento pensei em para mim, “É isso: o próximo livro que farei será sobre Weimar Berlin, e será de 600 páginas. ”
SA: A história foi publicada durante um longo período de tempo. Como foram as mudanças em seu pensamento durante esse período? Isso mudou muito na trama?
JL: Demorou 22 anos para escrever e desenhar, até a conclusão. Comecei com um punhado de personagens, e meu objetivo era apenas segui-los no “palco” da cidade como a história se desenrolou. Os únicos “pontos de virada” predeterminados foram aqueles ditados por eventos – a crise financeira de 1929, as eleições de 1930, etc. Todo o resto foi improvisado, um capítulo de cada vez; como resultado, muito do que acontece com os personagens refletia o que eu estava pensando e experimentando em minha própria vida.
SA: É interessante pensar que quando a publicação começou em 1996, o mundo estava indo por um período em que a ideia de liberdade parecia triunfar, especialmente após o queda do Muro. Como você vê o mundo em que terminou os quadrinhos, em 2018?
JL: Uma das minhas motivações inconscientes para contar a história em primeiro lugar foi para educar-me sobre as circunstâncias que levaram ao Holocausto. Eu já estava muito ciente da cultura da supremacia branca profundamente arraigada nos Estados Unidos, e, embora duvide que algum dia vá embora, certamente não previ o aumento de pessoas fascistas a nível federal. Fiquei horrorizado, mas não fiquei surpreso. Tudo feito sentido com o que aprendi sobre narcisistas não amados que tomam o poder e exploram os medos das massas para se sentirem melhor.
SA: Como foi o trabalho de pesquisa dentro do livro, especialmente para retratar a Alemanha fielmente?
JL: Passei dois anos lendo todos os livros sobre Berlim, Alemanha e história europeia que eu poderia colocar minhas mãos antes de sentar para desenhar a primeira página do quadrinho, e continuei a pesquisa ao longo dos anos que levei para completar a história. Eu me esforcei para torná-lo o mais historicamente preciso possível em todos os níveis, mas, ao mesmo tempo, reconheço que a verdadeira precisão era impossível. Só por um ato de imaginação eu poderia esperança de dar vida à história, mas tal ato só poderia ser realizado em um forte fundamento factual.
SA: Berlim tem personagens extremamente complexos que veem tudo o que está acontecendo em jeitos diferentes. Por que foi importante para você colocar esses pontos de vista variados a mesma cidade?
JL: Meu objetivo não era “capturar” ou “dominar” um tempo e um lugar – era ouvir. Todo dia quando desci as escadas para o estúdio no porão, estava descendo para o meu inconsciente e viajando no tempo. Meu principal orientador era me colocar em cada o lugar do personagem, para ver o mundo de sua perspectiva e fazê-lo agir de acordo com seus desejos e necessidades pessoais. Jar of Fools era muito sobre transformar para dentro, Berlim é se voltar para fora: para outro lugar, outro tempo, para a vida de pessoas muito diferentes de mim. Foi um exercício de empatia pelas ricas e variadas experiências de outros seres humanos.
SA: Você acredita que a história dos quadrinhos está cada vez mais atual, principalmente com a ascensão não apenas de governos totalitários, mas com pensamentos totalitários também?
JL: Sim, absolutamente. Eu não poderia ter previsto isso, e fiquei tão surpreso quanto qualquer um com o ascensão global dessas forças, mas tudo faz sentido. Por um lado, acredito que o mundo era me dizendo que essas coisas iriam acontecer, e eu só fui capaz de ouvir porque eu estava ouvindo tão atentamente.
SA: Você vê Berlim como o projeto da sua vida? Ou você pensa em fazer um trabalho comparado ou ainda maior em termos de pesquisa e tamanho?
JL: Suponho que se eu tiver um “trabalho para a vida”, Berlim será esse. Eu certamente nunca farei algo tão grande. Mas estou animado para prosseguir para projetos mais curtos. Tive muito tempo para pensar sobre quero contar outras histórias, e há muitas delas.