Os 50 anos de Abbey Road e a icônica foto dos Beatles

Tendo eternizado a icônica foto na qual John Lennon, Ringo Starr, George Harrison e Paul McCartney atravessam a Abbey Road, rua de Londres que hospeda o estúdio de mesmo nome, Abbey Road foi o 12º álbum de estúdio da The Beatles. Lançado em 26 de setembro de 1969, sucedendo o bem quisto mundo afora Yellow Submarine, do mesmo ano. 

Considerado um dos melhores trabalhos do quarteto inglês, o disco obteve grande sucesso comercial e se tornou o mais vendido de sua carreira. Sua produção ficou a cargo de George Martin – que devido a sua importância na discografia da banda, acabou sendo apelidado de “O Quinto Beatle” – e rendeu 4 singles (como os sucessos “Come Together” e “Something”). Atualmente figura na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, além de ter dado um Grammy aos seus engenheiros de som, pela utilização de diversos novos recursos tecnológicos da época.

Ainda que seja seu penúltimo trabalho, foi o último a ser gravado, pois diversas faixas do Let It Be (o disco posterior) já estavam prontas antes da concepção deste. Durante o processo de criação, quase foi batizado como Everest, devido ao alto número de cigarros da marca homônima fumados por Geoff Emerick, engenheiro de som do grupo. Aliás, a ideia inicial era que a capa fosse tirada no Monte Everest, porém, devido ao pequeno prazo que tinham, optaram por fotografar na rua do estúdio em que haviam trabalhado nos últimos anos. 

E, após uma pequena sessão que rendeu seis fotos em apenas 10 minutos, a marcante imagem nasceu. O responsável pelo clique foi o fotógrafo escocês Iain Macmillan, na qual os registrou após uma série de ideias dadas por McCartney. Esse, por sua vez, ainda escolheu qual seria a utilizada. O músico justificou sua escolha no fato da forma de ‘V’ na perna dos quatro no momento, o que não acontecia perfeitamente nas outras. Nesses minutos, um policial se manteve segurando o trânsito para que Iain pudesse terminar suas fotos. 

O local virou ponto turístico e a foto fora replicada diversas vezes em diferentes mídias, como pelos Simpsons e até pela banda Red Hot Chili Peppers (em seu EP The Abbey Road E.P.). O fusca no lado central-esquerdo da imagem atualmente se encontra no museu da Volkswagen, na Alemanha. 50 anos depois, a banda continua presente no imaginário dos amantes de música, e não é incomum a presença de fãs na clássica faixa de pedestres, que ainda hoje buscam recriar a foto do quarteto. Ultrapassando o título de apenas mais álbum, Abbey Road transformou-se em uma das fotos mais icônicas e um dos símbolos da cultura pop.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *