Pennyworth conta a história do mordomo do Batman
Contar diversas histórias dentro de um mesmo universo parece uma tarefa meio complexa. Primeiro que exige um certo conhecimento de causa por parte da pessoa responsável, além do fato de dever sempre contar boas histórias. O mundo do Batman de Gotham City nunca esteve diretamente com o homem-morcego na TV, porém já teve sua série sobre tramas na cidade (Gotham) e agora ganha uma certa companheira. Produzida e divulgada pela Epix, com distribuição também da Warner Bros Television, Pennyworth busca falar sobre a trajetória do mordomo Alfred, até então pouco detalhado no audiovisual.
Como era bem possível de se esperar, a obra irá retratar um mundo do crime instituido na cidade de Londres e com o início dos trabalhos entre Alfred e Thomas Wayne, pai de Bruce. Para o papel principal foi escolhido Jack Bannon, nome até então bastante desconhecido e apenas lembrado por uma pequena participação no filme O Jogo da Imitação. O Wayne é feito por Ben Aldridge, talvez esse ainda mais desconhecido pela maior parte da audiência, tendo tido pequenos papéis em obras televisivas no Reino Unido.
“Eu sempre vi [Alfred] como um personagem principal e eu acho que o jeito que ele se torna, o professor do maior herói de todos, tem um lado acadêmico, mas também devido as experiências na qual ele teve”, diz Jack comentando sobre o personagem em entrevista ao canal de Bonnie Laufer Krebs. “Ele entende o drama, o trauma na vida de Bruce Wayne e essa série explora o porque e como ele entende isso”.
“Nós sabemos que ele é um grande cidadão, muito moral e nós sabemos como ele acaba [morto].”, conta Ben sobre seu personagem na mesma entrevista. “Mas essa série é bem mais sobre uma jornada dos dois se conhecendo e quem eles são e a lenda de Batman”.
O fato de não haver nenhuma inspiração prévia demonstra um certo lado imaginativo meio onipresente nessa narrativa. Contudo, ela não possui um lado tão forte, pelo que parece, nos escritores Bruno Heller e Danny Cannon, ambos produtores e escritores de Gotham, mas sim do produtor Jason King, na qual também estava relacionada a série da cidade. Isso tudo apenas é juntado por Cannon, quando revelou durante a San Diego Comic Con desse ano que os dois seriados estariam no mesmo universo. Será possível existir referências mais claras sobre isso? Bom, só o tempo e os episódios poderão demonstrar.
A obra terá como grande vilã a personagem Bet, feita por Paloma Faith, mais famosa pelas suas canções em trilhas de filmes. Ela realiza uma mulher meio sedutora e meio maléfica, talvez em moldes um pouco diferentes da meio vilã Fish Mooney, interpretada por Jada Pinkett Smith em Gotham. Outra novidade será também a Senhora Pennyworth, esposa de Alfred, feita aqui por Dorothy Atkinson. Já é sabido que suas aparições nos episódios serão cada vez mais constantes, porém é impossível por enquanto revelar muito sobre como será isso.
Pennyworth começou a ser exibida nos Estados Unidos no último dia 28 de julho, após uma pré-estreia na Comic Con. Ela terá, ao todo, 10 episódios na sua primeira temporada, finalizando esse arco no dia 29 de setembro. Mesmo com essa grande expectativa em torno da exibição, o fato de ter tido apenas 60 de nota no Metacritic, com apenas 9 reviews, pode dar uma abaixada nas expectativas. A série, apesar de poder vir em um lado de bastante sucesso com o público pela sua produção anterior, ainda não tem data de estreia nas terras brasileiras.