“Um de nós está mentindo”: Quem é o verdadeiro culpado pela morte de Simon?
“Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera.
Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas.
Cooper, o atleta, astro do time de beisebol.
E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola.
Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta?
Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.”
Nossos quatro protagonistas dizem ser inocentes, porém os segredos que eles escondem também podem lhe transformar em assassinos. Conforme a verdade sobre cada um é revelada, os personagens se revelam cada vez mais complexos.
Narrado em primeira pessoa, o ponto de vista é alternado entre Brownyn, Addy, Nate e Cooper. Apesar disso, as cenas não se repetem e o livro mantém uma narrativa fluida. Cabe ao leitor juntar as peças apresentadas e solucionar o mistério. Conforme as páginas avançam, somos apresentados à novas facetas e descobertas, tornando a trama muito mais interessante e bem construída. Em qualquer momento, as coisas podem e dever ser vistas de outra forma e quem diz ser inocente, de repente não parece tanto assim.
Além disso, um dos diversos temas abordados dentro da história é o bullying. Como é comum em ambientes escolares, ainda mais no norte-americano, diversos personagens são praticantes e vítimas deste comportamento, cujas causas e resultados são mostrados ao longo da narrativa. Outro fator essencial para o enredo é a vida virtual dos personagens.
Um ponto muito positivo do livro é o desenvolvimento dos personagens. As amizades e as personalidades evoluem muito com o passar do tempo e essa mudança positiva é claramente notada, pois eles percebem que as pessoas que diziam ser seus amigos não são tão companheiros assim.
“Um de nós está mentindo” é um suspense adolescente que vai fazer você ficar de boca aberta a cada descoberta e a cada pista. O livro é recomendado para os amantes de “A Garota no trem”, de Paula Hawkins.