Resenha: Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle

Historia: Antônia e Helena só queriam calma e tranquilidade durante as férias. Mas era claro que não seria fácil assim. Um trabalho de literatura de última hora definitivamente não fazia parte dos planos de ninguém, ainda mais sendo em dupla! E o pior: teriam que fazer juntas. Logo elas, ex melhores amigas de infância que não se falavam há meses. No meio de muita confusão e mágoas, as duas garotas terão que se auto descobrir em uma jornada complicada, com amigos levemente intrometidos, uma vidente mal-educada e a razão do fim da amizade, que pode ou não ter origem em seus próprios problemas e traumas. Isso, é claro, se conseguirem primeiro sobreviver àquela maldita cacatua.

Os capítulos são divididos entre as protagonistas, revezando o ponto de vista que se inicia por Antônia. Desesperada em saber que a professora de literatura (única matéria na qual a garota passa sufoco) deixou um último trabalho para as férias, com intuito de provar que Antônia aprendeu o valor da dedicação, já que ela tinha feito inúmeros trabalhos e provas para recuperar a prova. Os planos de Antônia para as férias foram por água a baixo, agora ela terá que ler um livro para fazer uma resenha. Mas o que ela não esperava mesmo é que seria em dupla e com Helena, sua ex-melhor amiga, as garotas não se falam há um bom tempo, e agora? O que fazer?.

Antônia é gorda e bem segura de si, ás vezes fala mais do que devia, mas sabe se impor, diferente de Helena, que sofre de ansiedade e deixa as pessoas falarem por ela, não sabe dizer não e tem um enorme medo das pessoas te julgarem. As duas juntas são um perfeito equilíbrio, elas sentem muita falta da companhia da outra, mas se tem algo que elas tem em comum é o orgulho para quebrar o gelo e finalmente discutirem o que está acontecendo. Helena não sabe porque Antônia se afastou e Antônia não faz ideia de que Helena não percebeu seus motivos.

Helena então recebe uma mensagem da ex-amiga para falar do trabalho, elas precisavam resolver isso, iriam ter que deixar as desavenças de lado para um bem maior. Mas é quando Marcela e Elisa, um casal maravilhoso e amigas das meninas, as levam em um bairro esquisito para uma consulta com uma vidente, e a coisa fica ainda mais fora de controle quando encontram o amigo Diego (e crush recíproco de Antônia) que está atrás da cacatua maluca da mãe.

Um livro único e com personagens reais e situações reais (menos a parte da cacatua, é claro), a autora consegue descrever perfeitamente como é ser jovem e viver com ansiedade, como é ter que lidar com comentários sobre a nossa aparência e a questão da autoestima e autoaprovação. É uma ótima leitura para você que está procurando algo leve, divertido, cheio de representatividade e com uma bela mensagem (e talvez uns tapas na cara). Com apenas oito capítulos, é bem difícil não ler numa sentada só.

‘Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle’ é o primeiro livro de Mareska Cruz que está disponível apenas em e-book. Você pode adquiri-lo aqui.

Comentários

Ana Barbosa

Estudante de Jornalismo, feminista e enaltecedora de mulheres na arte. Viciada em séries, principalmente em Doctor Who, compra mais livros do que consegue ler e não recusa um café. A típica canceriana que chora em todos os filmes que assiste, ou pelo menos quase todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *